Mostrar el registro sencillo del ítem
Memória negra e representação africana em Porto Alegre: mediações culturais possíveis
dc.creator | Vasconcelos, Danilson Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T22:41:02Z | |
dc.date.available | 2024-05-16T22:41:02Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Danilson Oliveira de. Memória negra e representação africana em Porto Alegre: mediações culturais possíveis. Orientadora: Larissa Patron Chaves. 2023 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13033 | |
dc.description.abstract | The present dissertation seeks to investigate the four works of the Museu de Percurso do Negro in Porto Alegre (Drum in 2010, the African Footprint in 2011, the Bará do Mercado in 2013 and the Afrobrazilian Panel in 2014) considered demarcators of the black presence in the history of the capital south-rio grandense, from reflection on a question: how are these works articulated as public art, suggesting cultural mediations that contribute to black memory in the study of image, in African representation, and for an anti-racist education? This dissertation starts from the analysis of the impact of public art as a possible way of reversing the process of historical invisibility suffered by the black community in Porto Alegre. For this purpose, we rely on the reading of some authors such as Assmann, (2011); and Candau, (2016) to discuss the memorial importance in the survival of the identity of the individual and the collective, Fernandes (2008) on the issue of the introduction of black people into society after slavery and Rosa (2019) when dealing with the social history of racism in Porto Alegre. We complemented the survey of informative data through semi-structured interviews directed at some black personalities for the purpose of analyzing the current repercussions of the works of the Museu de Percurso do Negro as instruments to combat the invisibility of black memory and how this Africanized aesthetic influences schools with an anti-racist, less colonized education and a less Eurocentric art history. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Memória negra | pt_BR |
dc.subject | Invisibilidade histórica | pt_BR |
dc.subject | Estudo de imagem | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Black memory | pt_BR |
dc.subject | Historical invisibility | pt_BR |
dc.subject | Image study | pt_BR |
dc.subject | Anti-racist education | pt_BR |
dc.title | Memória negra e representação africana em Porto Alegre: mediações culturais possíveis | pt_BR |
dc.title.alternative | Black memory and African representation in Porto Alegre: possible cultural mediations | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação busca investigar as quatro obras do Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre (Tambor em 2010, a Pegada Africana em 2011, o Bará do Mercado em 2013 e o Painel Afrobrasileiro em 2014) consideradas demarcadoras da presença negra na história da capital sul-rio-grandense, a partir da reflexão sobre uma questão: como estas obras se articulam como arte pública sugerindo mediações culturais que contribuam para a memória negra no estudo de imagem, na representação africana, e para uma educação antirracista? Esta dissertação parte da análise do impacto da arte pública como forma de possível reversão no processo de invisibilidade histórica sofrida pela comunidade negra dentro de Porto Alegre. Para tal finalidade, contamos com a leitura de alguns autores como Assmann, (2011); e Candau, (2016) para debater sobre a importância memorial na sobrevivência da identidade do indivíduo e do coletivo, Fernandes (2008) na questão da introdução do negro dentro da sociedade após a escravidão e de Rosa (2019) ao tratar da história social do racismo em Porto Alegre. Complementamos o levantamento de dados informativos por meio de entrevistas semiestruturadas dirigidas a algumas personalidades negras para fins de análise sobre as atuais repercussões das obras do Museu de Percurso do Negro como instrumentos de combate à invisibilidade da memória negra e de como esta estética africanizada influencia escolas com uma educação antirracista, menos colonizada e uma história da arte menos eurocêntrica. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chaves, Larissa Patron | |
dc.subject.cnpq1 | ARTES | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGArtes: Dissertações e Teses [169]
Abrange as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.