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dc.creatorDomingues, Alexandra
dc.creatorMendes, Valdelaine da Rosa
dc.date.accessioned2024-06-28T17:30:49Z
dc.date.available2024-06-28T17:30:49Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationDOMINGUES, Alexandra; MENDES, Valdelaine da Rosa. Práticas neoliberais na educação: que alternativas possuem os jovens da classe trabalhadora pós 1990?. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13354
dc.description.abstractAs práticas neoliberais que se introduzem de forma mais aprofundada no campo educacional brasileiro a partir dos anos 1990, tem no presente, primeira metade do século XXI, reverberado a sua mais cruel faceta. É importante salientar que a cronologia da educação no sistema brasileiro é constituída de forma bastante peculiar; e, por conseguinte, para que possamos demarcá-la como campo analítico de modo coerente em sua totalidade, para além da problemática sociológica fundamental concernente às classes sociais, não podem deixar de serem expressos três aspectos fundamentais para a capilaridade ideológica da sua debilitada sustentação, o primeiro deles, refere-se ao modo como se funda a burguesia nacional, herdeira pretensiosa da Europa usurário colonizadora; o segundo relaciona-se com os reflexos permanentes da chegada de cidadãos africanos para fixarem-se como escravos durante o processo de organização política e econômica da colônia portuguesa; já o terceiro aspecto, não menos importante, refere-se à necessidade de dar visibilidade, desde uma abordagem crítica, à concepção da franzina e incipiente democracia brasileira. Tais particularidades se entrecruzam de modo simbólico e simbiótico para a compreensão das debilidades estruturais do maior país da América Latina, e, por conseguinte, fazem-se repercutir no campo da pesquisa educacional tornando-se tema potencial para este projeto, e dando base, para orientar a busca por uma investigação crítica sobre o modo como o empreendedorismo tem adentrado o ambiente educacional, em especial no âmbito da formação profissional dos jovens da classe trabalhadora, apresentando-se como solução alienante e ideológica para a falta de oportunidades de trabalho e orientação para a vida da juventude.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - práticas neoliberaispt_BR
dc.subjectClasse trabalhadorapt_BR
dc.titlePráticas neoliberais na educação: que alternativas possuem os jovens da classe trabalhadora pós 1990?pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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