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Práticas neoliberais na educação: que alternativas possuem os jovens da classe trabalhadora pós 1990?
dc.creator | Domingues, Alexandra | |
dc.creator | Mendes, Valdelaine da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T17:30:49Z | |
dc.date.available | 2024-06-28T17:30:49Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | DOMINGUES, Alexandra; MENDES, Valdelaine da Rosa. Práticas neoliberais na educação: que alternativas possuem os jovens da classe trabalhadora pós 1990?. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13354 | |
dc.description.abstract | As práticas neoliberais que se introduzem de forma mais aprofundada no campo educacional brasileiro a partir dos anos 1990, tem no presente, primeira metade do século XXI, reverberado a sua mais cruel faceta. É importante salientar que a cronologia da educação no sistema brasileiro é constituída de forma bastante peculiar; e, por conseguinte, para que possamos demarcá-la como campo analítico de modo coerente em sua totalidade, para além da problemática sociológica fundamental concernente às classes sociais, não podem deixar de serem expressos três aspectos fundamentais para a capilaridade ideológica da sua debilitada sustentação, o primeiro deles, refere-se ao modo como se funda a burguesia nacional, herdeira pretensiosa da Europa usurário colonizadora; o segundo relaciona-se com os reflexos permanentes da chegada de cidadãos africanos para fixarem-se como escravos durante o processo de organização política e econômica da colônia portuguesa; já o terceiro aspecto, não menos importante, refere-se à necessidade de dar visibilidade, desde uma abordagem crítica, à concepção da franzina e incipiente democracia brasileira. Tais particularidades se entrecruzam de modo simbólico e simbiótico para a compreensão das debilidades estruturais do maior país da América Latina, e, por conseguinte, fazem-se repercutir no campo da pesquisa educacional tornando-se tema potencial para este projeto, e dando base, para orientar a busca por uma investigação crítica sobre o modo como o empreendedorismo tem adentrado o ambiente educacional, em especial no âmbito da formação profissional dos jovens da classe trabalhadora, apresentando-se como solução alienante e ideológica para a falta de oportunidades de trabalho e orientação para a vida da juventude. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação - práticas neoliberais | pt_BR |
dc.subject | Classe trabalhadora | pt_BR |
dc.title | Práticas neoliberais na educação: que alternativas possuem os jovens da classe trabalhadora pós 1990? | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |