Show simple item record

dc.creatorSoler, Leonor Gularte
dc.creatorOliveira, Neiva Afonso
dc.date.accessioned2024-06-28T17:31:39Z
dc.date.available2024-06-28T17:31:39Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSOLER, Leonor Gularte; OLIVEIRA, Neiva Afonso. A repercussão produtiva da epistemologia deweyana na pedagogia socialista da Rússia Soviética. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13356
dc.description.abstractO estudo apresentado é parte do projeto de pesquisa da tese e analisa a recepção do pensamento de John Dewey na Rússia, anterior aos anos 30 e, a influência de sua epistemologia nas discussões de caráter crítico-pedagógicas com fortes tendências de reformas no sistema escolar soviético russo. A recepção da filosofia da educação de John Dewey no movimento educacional russo, a partir das diferentes interpretações de suas ideias e categorias filosóficas, ao serem convertidas em discurso pedagógico, podem sofrer alterações substanciais e expressar diferentes visões de um mesmo pensador, que, por vezes, foi rotulado de comunista, e,em outras oportunidades, de liberal. O propósito do estudo é inserir-se entre os tantos trabalhos que, no campo da Filosofia da Educação, busca investigar o pensamento deweiano e sua influência no pensamento dos pedagogos, ao redor do mundo, tanto na teoria, quanto na prática. Considerar a atualidade do pensamento de John Dewey, levando em conta as inúmeras pesquisas – entre Teses, Dissertações e artigos científicos, é reconhecer todo o seu empenho em tentar unificar e alinhar a força ativa do conhecimento científico com as crenças e hábitos de cultivo inteligentes, que segundo ele, desviados, provocam atraso e inércia. Enquanto educadores e intérpretes de uma determinada teoria, fazemos o esforço hermenêutico para podermos desenvolver um processo de leitura e releitura de suas ideias com o fito de utilizar a capacidade de aprender com a experiência a partir da formação de hábitos inteligentes, já que são eles que nos dão o domínio sobre o meio e a habilidade para utilizá-los para fins humanos, segundo o próprio Dewey.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJohn Dewey - Epistemologiapt_BR
dc.subjectPedagogia socialistapt_BR
dc.subjectEducação - filosofiapt_BR
dc.titleA repercussão produtiva da epistemologia deweyana na pedagogia socialista da Rússia Soviéticapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record