dc.description.abstract | O estudo apresentado é parte do projeto de pesquisa da tese e analisa a recepção do pensamento de John Dewey na Rússia, anterior aos anos 30 e, a influência de sua epistemologia nas discussões de caráter crítico-pedagógicas com fortes tendências de reformas no sistema escolar soviético russo. A recepção da filosofia da educação de John Dewey no movimento educacional russo, a partir das diferentes interpretações de suas ideias e categorias filosóficas, ao serem convertidas em discurso pedagógico, podem sofrer alterações substanciais e expressar diferentes visões de um mesmo pensador, que, por vezes, foi rotulado de comunista, e,em outras oportunidades, de liberal. O propósito do estudo é inserir-se entre os tantos trabalhos que, no campo da Filosofia da Educação, busca investigar o pensamento deweiano e sua influência no pensamento dos pedagogos, ao redor do mundo, tanto na teoria, quanto na prática. Considerar a atualidade do pensamento de John Dewey, levando em conta as inúmeras pesquisas – entre Teses, Dissertações e artigos científicos, é reconhecer todo o seu empenho em tentar unificar e alinhar a força ativa do conhecimento científico com as crenças e hábitos de cultivo inteligentes, que segundo ele, desviados, provocam atraso e inércia. Enquanto educadores e intérpretes de uma determinada teoria, fazemos o esforço hermenêutico para
podermos desenvolver um processo de leitura e releitura de suas ideias com o fito de utilizar a capacidade de aprender com a experiência a partir da formação de hábitos inteligentes, já que são eles que nos dão o domínio sobre o meio e a habilidade para utilizá-los para fins humanos, segundo o próprio Dewey. | pt_BR |