Mostrar el registro sencillo del ítem
A repercussão produtiva da epistemologia deweyana na pedagogia socialista da Rússia Soviética
dc.creator | Soler, Leonor Gularte | |
dc.creator | Oliveira, Neiva Afonso | |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T17:31:39Z | |
dc.date.available | 2024-06-28T17:31:39Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SOLER, Leonor Gularte; OLIVEIRA, Neiva Afonso. A repercussão produtiva da epistemologia deweyana na pedagogia socialista da Rússia Soviética. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13356 | |
dc.description.abstract | O estudo apresentado é parte do projeto de pesquisa da tese e analisa a recepção do pensamento de John Dewey na Rússia, anterior aos anos 30 e, a influência de sua epistemologia nas discussões de caráter crítico-pedagógicas com fortes tendências de reformas no sistema escolar soviético russo. A recepção da filosofia da educação de John Dewey no movimento educacional russo, a partir das diferentes interpretações de suas ideias e categorias filosóficas, ao serem convertidas em discurso pedagógico, podem sofrer alterações substanciais e expressar diferentes visões de um mesmo pensador, que, por vezes, foi rotulado de comunista, e,em outras oportunidades, de liberal. O propósito do estudo é inserir-se entre os tantos trabalhos que, no campo da Filosofia da Educação, busca investigar o pensamento deweiano e sua influência no pensamento dos pedagogos, ao redor do mundo, tanto na teoria, quanto na prática. Considerar a atualidade do pensamento de John Dewey, levando em conta as inúmeras pesquisas – entre Teses, Dissertações e artigos científicos, é reconhecer todo o seu empenho em tentar unificar e alinhar a força ativa do conhecimento científico com as crenças e hábitos de cultivo inteligentes, que segundo ele, desviados, provocam atraso e inércia. Enquanto educadores e intérpretes de uma determinada teoria, fazemos o esforço hermenêutico para podermos desenvolver um processo de leitura e releitura de suas ideias com o fito de utilizar a capacidade de aprender com a experiência a partir da formação de hábitos inteligentes, já que são eles que nos dão o domínio sobre o meio e a habilidade para utilizá-los para fins humanos, segundo o próprio Dewey. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | John Dewey - Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia socialista | pt_BR |
dc.subject | Educação - filosofia | pt_BR |
dc.title | A repercussão produtiva da epistemologia deweyana na pedagogia socialista da Rússia Soviética | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |