dc.creator | Vargas, Mayara Cristina | |
dc.creator | Pereira, Dirlei de Azambuja | |
dc.creator | Oliveira, Neiva Afonso | |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T17:32:01Z | |
dc.date.available | 2024-06-28T17:32:01Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | VARGAS, Mayara Cristina; PEREIRA, Dirlei de Azambuja; OLIVEIRA, Neiva Afonso. Contributos das teorias de Jean-Jacques Rousseau e Karl Marx para o debate sobre desigualdade social e suas repercussões no campo educacional. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13357 | |
dc.description.abstract | O presente resumo tem como objetivo problematizar as contribuições das teorias de Jean-Jacques Rousseau e Karl Marx para o debate sobre a desigualdade social e, com efeito, as suas repercussões no contexto educacional. Em sua fase inicial, a investigação centra-se na análise de algumas obras de Rousseau e Marx, as quais apresentam elementos que permitem discutir a questão da desigualdade social. A partir da exposição sobre como se configura a referida discussão, ocorre a reflexão sobre os principais contributos do debate em tela em relação ao contexto educacional. Compreende-se como relevante o estudo, em desenvolvimento, para o cenário da educação, especialmente porque alicerça a discussão a partir de dois autores que se constituem como clássicos no campo filosófico (CALVINO, 2002). No campo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa (em sua abordagem) e bibliográfica (em seus procedimentos). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação - filosofia | pt_BR |
dc.subject | Jean-Jacques Rousseau | pt_BR |
dc.subject | Karl Marx | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.title | Contributos das teorias de Jean-Jacques Rousseau e Karl Marx para o debate sobre desigualdade social e suas repercussões no campo educacional | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |