Mostrar el registro sencillo del ítem
Mapeamento de PPPs: percursos metodológicos para a pesquisa
dc.creator | Silva, Vanessa Silva da | |
dc.creator | Lopes, Daniela Oliveira | |
dc.creator | Celente, Luis Eduardo dos Santos | |
dc.creator | Scherer, Susana Schneid | |
dc.creator | Cóssio, Maria de Fátima | |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T17:34:14Z | |
dc.date.available | 2024-06-28T17:34:14Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Silva da et al. Mapeamento de PPPs: percursos metodológicos para a pesquisa. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13362 | |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende explicitar o caminho metodológico de coleta de dados percorrido na pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (NEPPE – UFPel), na linha de pesquisa em Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente, no âmbito do Mapeamento de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em Educação nos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, observando os processos de privatização da educação básica pública no Brasil. Para reunir o material de análise, adotou-se uma abordagem de pesquisa conhecida como etnografia de rede, ou pesquisa digital, fundamentada em Ball (2014) e embasada em notícias encontradas na internet, que pode incluir: “[...] sites [...] de informação de negócios e notícias de jornais, bem como blogs, Facebook e Twitter” (BALL, 2014, p. 80), entre outras fontes, como revistas, sites de fundações e organizações. Trata-se de uma técnica metodológica que tem em vista identificar sujeitos, relações e discursos sociais, como diz Ball (2014). No âmbito desta pesquisa, em específico, buscou-se dados nas páginas institucionais das prefeituras dos municípios gaúchos e ainda, em páginas do Facebook vinculadas à esfera municipal, além de utilizar o site dos parceiros como uma terceira fonte de informações. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Parcerias público-privadas | pt_BR |
dc.title | Mapeamento de PPPs: percursos metodológicos para a pesquisa | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |