dc.description.abstract | Este trabalho pretende explicitar o caminho metodológico de coleta de dados percorrido na pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (NEPPE – UFPel), na linha de pesquisa em Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente, no
âmbito do Mapeamento de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em Educação nos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, observando os processos de privatização da educação básica pública no Brasil. Para reunir o material de análise, adotou-se uma abordagem de pesquisa conhecida como etnografia de rede, ou pesquisa digital, fundamentada em Ball (2014) e embasada em notícias encontradas na internet, que pode incluir: “[...] sites [...] de informação de negócios e notícias de jornais, bem como blogs, Facebook e Twitter” (BALL, 2014, p. 80), entre outras fontes, como revistas, sites de fundações e organizações. Trata-se de uma técnica metodológica que tem em vista identificar sujeitos, relações e discursos sociais, como diz Ball (2014). No âmbito desta pesquisa, em específico, buscou-se dados nas páginas institucionais das prefeituras dos municípios gaúchos e ainda, em páginas do Facebook vinculadas à esfera municipal, além de utilizar o site dos parceiros como uma terceira fonte de
informações. | pt_BR |