Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Vanessa Silva da
dc.creatorLopes, Daniela Oliveira
dc.creatorCelente, Luis Eduardo dos Santos
dc.creatorScherer, Susana Schneid
dc.creatorCóssio, Maria de Fátima
dc.date.accessioned2024-06-28T17:34:14Z
dc.date.available2024-06-28T17:34:14Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Silva da et al. Mapeamento de PPPs: percursos metodológicos para a pesquisa. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13362
dc.description.abstractEste trabalho pretende explicitar o caminho metodológico de coleta de dados percorrido na pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (NEPPE – UFPel), na linha de pesquisa em Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente, no âmbito do Mapeamento de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em Educação nos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, observando os processos de privatização da educação básica pública no Brasil. Para reunir o material de análise, adotou-se uma abordagem de pesquisa conhecida como etnografia de rede, ou pesquisa digital, fundamentada em Ball (2014) e embasada em notícias encontradas na internet, que pode incluir: “[...] sites [...] de informação de negócios e notícias de jornais, bem como blogs, Facebook e Twitter” (BALL, 2014, p. 80), entre outras fontes, como revistas, sites de fundações e organizações. Trata-se de uma técnica metodológica que tem em vista identificar sujeitos, relações e discursos sociais, como diz Ball (2014). No âmbito desta pesquisa, em específico, buscou-se dados nas páginas institucionais das prefeituras dos municípios gaúchos e ainda, em páginas do Facebook vinculadas à esfera municipal, além de utilizar o site dos parceiros como uma terceira fonte de informações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectParcerias público-privadaspt_BR
dc.titleMapeamento de PPPs: percursos metodológicos para a pesquisapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem