Show simple item record

dc.creatorCunha, Natália Ferreira da
dc.creatorLeite, Maria Cecília Lorea
dc.date.accessioned2024-06-28T19:17:01Z
dc.date.available2024-06-28T19:17:01Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCUNHA, Natália Ferreira da; LEITE, Maria Cecília Lorea. Justiça curricular: o direito à educação a partir da acessibilidade curricular. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13368
dc.description.abstractEste trabalho é um recorte do projeto de tese que desenvolvo enquanto doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. A pesquisa tem como temática a acessibilidade curricular aos estudantes com deficiência no curso de Direito da UFPel. Neste trabalho, portanto, pretendo focalizar a acessibilidade curricular enquanto possibilidade de garantia da justiça curricular aos estudantes com deficiência no ensino superior. A temática destinada aos estudantes com deficiência no ensino superior se justifica em razão do aumento de matrículas1 nos cursos superiores nos últimos anos, o que não se observa quanto à conclusão dos cursos por parte destes estudantes. O conceito de justiça ainda é indeterminado, tendo em vista a pluralidade de sentidos a que pode ser designado. Desse modo, proponho refletir a justiça por uma perspectiva ampliada, a partir das particularidades sociais e culturais da sociedade (IGREJA e RAMPIN, 2021), como possibilidade de reconhecimento e de garantias de direito. Como define Bittar (2018, p.581), “uma forma de mediação nas relações sociais que qualifica a interação humana, oferecendo contrapeso a aparição de poder nas interações humanas”, podendo proporcionar uma sociedade mais democrática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectAcessibilidade curricularpt_BR
dc.titleJustiça curricular: o direito à educação a partir da acessibilidade curricularpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record