dc.creator | Hirdes, João Carlos Roedel | |
dc.creator | Mendes, Rafael | |
dc.creator | Batista, Alisson Castro | |
dc.creator | Mesenburg, Fernanda Arndt | |
dc.creator | Del Pino, Mauro Augusto Burkert | |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T22:57:23Z | |
dc.date.available | 2024-06-28T22:57:23Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | HIRDES, João Carlos Roedel et al. Desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública após o final do ensino remoto. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13377 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem o objetivo de analisar os desafios enfrentados pelas professoras da rede pública municipal no retorno às atividades presenciais a partir do arrefecimento da pandemia da COVID-19. A pesquisa está sendo realizada pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública da Universidade Federal de Pelotas – GIPEP/UFPel, e faz parte da Pesquisa Nacional “Alfabetização em Rede” - AlfaRede. A pesquisa nacional está em sua segunda etapa de desenvolvimento, que tem como objetivo compreender como se deu a volta ao ensino presencial em turmas de crianças em processo de alfabetização
matriculadas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Para podermos analisar o retorno às atividades presenciais, após um duro período de pandemia onde tivemos mais de 700 mil vidas perdidas, temos que compreender o contexto político brasileiro que se abre à ideia do estado mínimo e ao mesmo tempo que nega a ciência, auxiliando na disseminação do vírus e, ainda, impulsionando a mercantilização da educação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Rede pública de ensino | pt_BR |
dc.title | Desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública após o final do ensino remoto | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |