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O retorno ao ensino presencial e o início da educação integral: os desafios encontrados por professoras de uma escola municipal de Pelotas
dc.creator | Batista, Alisson Castro | |
dc.creator | Del Pino, Mauro Augusto Burkert | |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T22:57:47Z | |
dc.date.available | 2024-06-28T22:57:47Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | BATISTA, Alisson Castro; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. O retorno ao ensino presencial e o início da educação integral: os desafios encontrados por professoras de uma escola municipal de Pelotas. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13378 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é proposto a partir de um recorte dos resultados do estudo que está sendo realizado pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública da Universidade Federal de Pelotas (GIPEP/UFPel) e integra a segunda fase da Pesquisa Nacional "Alfabetização em Rede" - AlfaRede, que tem como objetivo compreender como ocorreu o retorno ao ensino presencial no contexto da alfabetização, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste sentido, este estudo propõe uma investigação dos desafios encontrados por docentes em uma escola municipal de Pelotas, no contexto de retomada das atividades presenciais, concomitantemente ao desenvolvimento da política de educação integral na referida instituição, no âmbito do primeiro ano do ensino fundamental. Anísio Teixeira (1997), uma das referências brasileiras mais valorizadas no assunto, defendia uma abordagem educacional que levasse em consideração as particularidades e necessidades dos estudantes, buscando fomentar o desenvolvimento de suas potencialidades. Ele argumentava que a escola deveria ser vista como um microcosmo da vida, uma simplificação do mundo em que vivemos. Por sua vez, Paulo Freire (1967) enfatizava o caráter emancipador dessa perspectiva, visando a formação de indivíduos críticos e autônomos. Outra importante referência brasileira nesta temática foi Darcy Ribeiro, antropólogo, educador e político, que deixou um legado notável, através da participação na concepção e criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino presencial | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.title | O retorno ao ensino presencial e o início da educação integral: os desafios encontrados por professoras de uma escola municipal de Pelotas | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |