Mostrar registro simples

dc.creatorBender, Janaína Duarte
dc.creatorMunhoz, Tiago Neuenfeld
dc.date.accessioned2024-07-04T11:52:48Z
dc.date.available2024-07-04T11:52:48Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationBENDER, Janaína Duarte; MUNHOZ, Tiago Neuenfeld. O tempo no uso de telas digitais por crianças e sua relação com o desenvolvimento infantil: uma revisão da literatura. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13420
dc.description.abstractO desenvolvimento infantil é um processo que engloba mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais, os quais são diretamente influenciados por fatores genéticos, interpessoais e ambientais (Bee; Boyd, 2009). Paralelo ao desenvolvimento infantil temos o desenvolvimento tecnológico, uma nova geração de crianças em meio à era das tecnologias, quando no período pandêmico de COVID-19 este cenário tecnológico se tornou mais visível e acessível (Andrade et al., 2022). No entanto, para alguns autores o principal fator influente para o desenvolvimento infantil é o tempo de tela na infância, o que muitas vezes substitui as brincadeiras ao ar livre, impactam na interação parental e na qualidade do sono (Garrison; Liekweg; Christakis, 2011; Hinkley et al. 2018; Li et al. 2022). Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tempo de uso das telas digitais por crianças de até cinco anos, não deve extrapolar 60 minutos diários (OMS, 2019). Como um indicador, a idade nos proporciona observar que a prevalência de brincadeiras ao ar livre diminui dos dois aos cinco anos e que, nesta idade, cerca de 90% das crianças assistem televisão e aproximadamente 57% usam o telefone (Li et al. 2022). Considerando que o uso de telas poderá influenciar no desenvolvimento infantil, este estudo tem como objetivo descrever quais são os principais fatores no desenvolvimento infantil afetados à exposição de tempo do uso de telas digitais por crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectUso de telaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleO tempo no uso de telas digitais por crianças e sua relação com o desenvolvimento infantil: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples