dc.description.abstract | A produção artística é resultado, em parte, das interações entre o artista visual e outros grupos e instituições – público, funcionários de museus e especialistas –. A obra de arte participa de eventos heterogêneos que são possíveis por meio de
negociações entre autores e organizadores para realizar leilões, exposições, festivais e concursos, com a finalidade última da consolidação de uma trajetória profissional que desencadeia oportunidades no futuro, tais como exibições fora do país ou o ingresso da obra em algum acervo de renome. A participação do ator social dentro desses universos heterogêneos que se
debatem entre o público e o privado, o lucro e o lazer, a procura do sustento e a expressão da criatividade, permitem pensar ao indivíduo como alguém que atravessa conflitos e tensões para alcançar o sucesso artístico. Diversos autores classificam os artistas em perfis biográficos, de acordo à experiência acumulada e os anos de trajetória em categorias tais como: amadores, artistas novos, artistas premiados e consagrados. Na pesquisa em desenvolvimento, os retratos sociológicos destes indivíduos permitirão visualizar como eles participam de diferentes relações sociais e marcos institucionais, ou seja, em quais círculos de
intelectualidade se envolvem e quais são as instituições nas quais eles mantêm maior engajamento. | pt_BR |