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Desafios da representação do conhecimento moral e da motivação moral em sistemas inteligentes
dc.creator | Azambuja, Flávia Braga de | |
dc.creator | Carmo, Juliano Santos do | |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T22:41:02Z | |
dc.date.available | 2024-07-05T22:41:02Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | AZAMBUJA, Flavia Braga de; CARMO, Juliano Santos do. Desafios da representação do conhecimento moral e da motivação moral em sistemas inteligentes. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13445 | |
dc.description.abstract | Com o avanço tecnológico dos sistemas digitais, houve uma evolução dos sistemas computacionais que supostamente "aprendem", o que levanta a necessidade de discutir questões éticas e morais. No entanto, ao relacionar ética e moral com questões tecnológicas, não podemos deixar de reconhecer que as tecnologias não são entidades autônomas, e os dados alimentados nos sistemas são resultado de especificações humanas, que podem conter vieses da natureza humana. Um fator importante a ser considerado é que os sistemas de aprendizado de máquina podem reproduzir e ampliar os preconceitos daqueles que fornecem conjuntos de dados de treinamento. Além disso, os sistemas podem ser eficientes em relações estatísticas, devido à definição matemática e às ciências exatas envolvidas, mas ineficientes em relações causais. Confundir esses dois conceitos é uma importante fonte de viés. Mesmo que os conjuntos relevantes de normas que representam a moralidade sejam identificados, ainda não está claro como essas normas devem ser representadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.title | Desafios da representação do conhecimento moral e da motivação moral em sistemas inteligentes | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |