dc.identifier.citation | ZANETTI, Lorena Goulart; CASTAMAN, Aline. Um estudo sobre a preparação do ator no cinema: as noções de Stanislávski na formação do Method Acting (EUA). In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 30., 2021, Pelotas. Anais... Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente resumo expandido visa apresentar parte da pesquisa em andamento do meu trabalho de conclusão de curso. O estudo está sendo realizado no Curso de Teatro– Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, sob a orientação da profª. Drª. Aline Castaman, e tem como foco a investigação de procedimentos de trabalho no campo da preparação do ator no cinema a partir do Method Acting, em específico, nos procedimentos criados pelos atores e professores Stella Adler e Lee Strasberg. O recorte estabelecido para esse evento se centrará na partilha de algumas descobertas associadas à formação do Method Acting, ou o Método norte-americano de interpretação, e a influência das noções do ator e diretor Konstantin Stanislávski, repercutidas nos Estados Unidos, em seu desenvolvimento. Consequentemente, abordará a formação das companhias teatrais American Laboratory Theatre e Group Theatre e a organização de artistas Actors Studio. Tais descobertas foram feitas a partir da pesquisa de Sabrina Greve em sua dissertação de mestrado “O ator do teatro ao cinema: um estudo sobre apropriações”, da homepage “A History of The Actors Studio”, escrita por Andreas Manolikakis e do artigo “A imaginação no método das ações físicas de K. Stanislávski”, de Michele Zaltron. Essa investigação inicial tem como objetivo compreender a história e surgimento desse método para a preparação de atores e os caminhos que levaram ao seu aprofundamento através de perspectivas diferentes entre seus pesquisadores. | pt_BR |