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dc.creatorSória, Cristiano Gastal
dc.date.accessioned2024-07-31T22:53:40Z
dc.date.available2024-07-31T22:53:40Z
dc.date.issued2023-03-27
dc.identifier.citationSÓRIA, Cristiano Gastal. História e cinema: o futuro como distopia em Mad Max, Blade Runner, 1984 e RoboCop. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13658
dc.description.abstractThis dissertation seeks to analyze the past from of the argumentative and imagery elements that make up four science fiction film works produced between 1979 and 1987. Mad Max, from 1979, Blade Runner, from 1982, 1984, from 1984, and RoboCop, from 1987, expose the public to representations of futures in which the living conditions of society present a degradation that makes that time/place a dystopia. These projections of the future indicate themes and concerns regarding the period and place in which they were designed and reveal the spaces of experiences from which these horizons of expectations depart. Wars, diverse precariousness and worsening of violence configure as the common and determining characteristics in these narratives materialized by different scenarios indifferent futures.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória e cinemapt_BR
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectDistopiapt_BR
dc.subjectAnos 1980pt_BR
dc.subjectHistory and cinemapt_BR
dc.subjectScience fictionpt_BR
dc.subjectDystopiapt_BR
dc.subject1980spt_BR
dc.titleHistória e cinema: o futuro como distopia em Mad Max, Blade Runner, 1984 e RoboCoppt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7165192042505454pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3563086398486737pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação busca analisar o passado a partir dos elementos argumentativos e imagéticos que compõem quatro obras fílmicas de ficção científica produzidas entre 1979 e 1987. Mad Max, de 1979, Blade Runner, de 1982, 1984, de 1984, e RoboCop, de 1987, expõem ao público representações de futuros em que as condições de vida da sociedade apresentam uma degradação que torna aquele tempo/lugar uma distopia. Essas projeções do porvir indicam temas e preocupações concernentes ao período e lugar em que foram concebidas e revelam os espaços de experiências de onde partem esses horizontes de expectativas. Guerras, precariedades diversas e agravamento da violência se configuram como as características comuns e determinantes nessas narrativas materializadas por diferentes cenários em diferentes futuros.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Aristeu Elisandro Machado
dc.subject.cnpq1HISTORIApt_BR


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