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História e cinema: o futuro como distopia em Mad Max, Blade Runner, 1984 e RoboCop
dc.creator | Sória, Cristiano Gastal | |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T22:53:40Z | |
dc.date.available | 2024-07-31T22:53:40Z | |
dc.date.issued | 2023-03-27 | |
dc.identifier.citation | SÓRIA, Cristiano Gastal. História e cinema: o futuro como distopia em Mad Max, Blade Runner, 1984 e RoboCop. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13658 | |
dc.description.abstract | This dissertation seeks to analyze the past from of the argumentative and imagery elements that make up four science fiction film works produced between 1979 and 1987. Mad Max, from 1979, Blade Runner, from 1982, 1984, from 1984, and RoboCop, from 1987, expose the public to representations of futures in which the living conditions of society present a degradation that makes that time/place a dystopia. These projections of the future indicate themes and concerns regarding the period and place in which they were designed and reveal the spaces of experiences from which these horizons of expectations depart. Wars, diverse precariousness and worsening of violence configure as the common and determining characteristics in these narratives materialized by different scenarios indifferent futures. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História e cinema | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject | Distopia | pt_BR |
dc.subject | Anos 1980 | pt_BR |
dc.subject | History and cinema | pt_BR |
dc.subject | Science fiction | pt_BR |
dc.subject | Dystopia | pt_BR |
dc.subject | 1980s | pt_BR |
dc.title | História e cinema: o futuro como distopia em Mad Max, Blade Runner, 1984 e RoboCop | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7165192042505454 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3563086398486737 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação busca analisar o passado a partir dos elementos argumentativos e imagéticos que compõem quatro obras fílmicas de ficção científica produzidas entre 1979 e 1987. Mad Max, de 1979, Blade Runner, de 1982, 1984, de 1984, e RoboCop, de 1987, expõem ao público representações de futuros em que as condições de vida da sociedade apresentam uma degradação que torna aquele tempo/lugar uma distopia. Essas projeções do porvir indicam temas e preocupações concernentes ao período e lugar em que foram concebidas e revelam os espaços de experiências de onde partem esses horizontes de expectativas. Guerras, precariedades diversas e agravamento da violência se configuram como as características comuns e determinantes nessas narrativas materializadas por diferentes cenários em diferentes futuros. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Aristeu Elisandro Machado | |
dc.subject.cnpq1 | HISTORIA | pt_BR |