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dc.creatorCardoso, Joyce Silva
dc.date.accessioned2024-07-31T22:55:34Z
dc.date.available2024-07-31T22:55:34Z
dc.date.issued2023-08-27
dc.identifier.citationCARDOSO, Joyce Silva. Mulheres negras: entre representações e identidades na história do Brasil: uma análise sobre Lucélia na série Filhos da Pátria (2017 – 2019). 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13660
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo presentar una perspectiva histórica sobre la construcción de representaciones de las mujeres negras en la televisión brasileña. En este sentido, pretendemos observar la relación que se establece entre la cultura mediática y la sociedad con el fin de comprender las construcciones culturales sobre las mujeres negras en la televisión y sus implicaciones en la elaboración del significado. Eso es, más precisamente, entender a través de un estudio de caso sobre el personaje Lucélia de la serie Filhos da Pátria (2017– 2019). En esta trayectoria de la investigación, hay una construcción cultural que ocurre de manera similar entre los países que se desarrollaron en base al trabajo esclavo. Para desarrollar esta investigación, pasamos por un levantamiento historiográfico, así como la comprensión de conceptos. Uno de esos conceptos es el de las imágenes de control abordado por la autora Patricia Hill Collins en el libro "Black Feminist Thought" (2019). Este concepto se articula con entendimientos sobre la televisión brasileña, involucrando representaciones relacionadas con las mujeres negras, a través de personajes que viven en el imaginario cotidiano. Es la observación de estereotipos, nociones que directa o indirectamente terminan designando y reforzando cuál es el "lugar" de esta mujer. Estas articulaciones, en su gran mayoría, no son elaboradas conscientemente, sino más bien apropiadas por la naturalización de estos entendimientos en la cultura.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectImagens de controlept_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectFilhos da Pátriapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectMujeres negraspt_BR
dc.subjectImágenes de controlpt_BR
dc.subjectTelevisiónpt_BR
dc.subjectPersonificaciónpt_BR
dc.titleMulheres negras: entre representações e identidades na História do Brasil. Uma análise sobre Lucélia na série Filhos da Pátria (2017- 2019)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496494513933159pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3858201697400054pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo, apresentar uma perspectiva histórica acerca da construção de representações de mulheres negras dentro da TV brasileira. Nesse sentido, pretende-se observar a relação que se estabelece entre a cultura midiática e sociedade a fim de compreender construções culturais sobre mulheres negras na televisão e suas implicações nas elaborações de sentido. Ou seja, mais precisamente, compreender através de um estudo de caso sobre a personagem Lucélia do seriado Filhos da Pátria (2017– 2019). Nessa trajetória da pesquisa, encontra-se uma construção cultural que ocorre de forma semelhante entre países que se desenvolveram com base em mão de obra escravizada. Para desenvolver essa pesquisa, percorremos por um levantamento historiográfico, assim como pela compreensão de conceitos. Um desses conceitos é o de imagens de controle abordado pela autora Patricia Hill Collins no livro “Pensamento feminista negro” (2019). Esse conceito é articulado com compreensões acerca da televisão brasileira, envolvendo representações relacionadas às mulheres negras, através de personagens que vivem no imaginário cotidiano. Trata-se da observação de estereótipos, noções que direta ou indiretamente acabam designando e reforçando qual é o “lugar” dessa mulher. Essas articulações, na grande maioria, não são elaboradas de forma consciente, mas sim apropriadas pela naturalização dessas compreensões na cultura.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Larissa Patron
dc.subject.cnpq1HISTORIApt_BR


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