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dc.creatorGomes, Vitor Naoki Miki
dc.date.accessioned2024-07-31T23:03:22Z
dc.date.available2024-07-31T23:03:22Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.citationGOMES, Vitor Naoki Miki. O Priapo pático e as identidades eróticas desviantes em Roma: limites das subjetividades masculinas (séc. I a.C. – II d.C.). 2024. 288 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13665
dc.description.abstractThe pleasures in life are many, but perhaps none is more important than experiencing the pleasure of love and companionship. Discussing the forms of love is thus an increasingly necessary topic in contemporary society. Often, however, this discussion occurs in a way that disqualifies the other, carrying the burdensome and painful stigma of premature conceptualization. Therefore, the dissertation investigates how Roman men could confront the preconceived notions of Roman virilism through the emasculated representations of Priapus, especially between the first century BC and the second century AD. The work thus develops in the search for diversity in Priapus, a god of many faces, who is often remembered only for his enormous, erect, and deformed phallus, with which he defended his land and raped thieves. The methodology, therefore, is to understand the transformative potential in the conceptual and visual language intertwined in the figuration of Priapus (Pathic) in literature and material culture. In this way, the dissertation was able to perceive the possibility of the Roman man finding other ways to love and be loved, other forms of masculine sexual subjectivation, the "pathics erotic identities". Finally, the work discusses the urge for studies that present more flexible conceptions of sexual subjectivation in Antiquity and be attentive to the emergence of diversity, non-conformist erotic identities in their society. Above all, we perceive that remains open the investigation about how deviant sexual subjectivities reinterpreted cultural codes, social and political conventions, that, ultimately, inform male adequacy in the Roman public space. Thus, we aspire and suggest a new field of investigation on the fundamental protocols of non-conformist (pathic) existence in Antiquity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória antigapt_BR
dc.subjectCultura material e literatura latinapt_BR
dc.subjectPriapeiapt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectSubjetividade sexualpt_BR
dc.subjectAncient historypt_BR
dc.subjectMaterial culture and latin literaturept_BR
dc.subjectPriapeiapt_BR
dc.subjectGender studiespt_BR
dc.subjectSexual subjectivitypt_BR
dc.titleO Priapo pático e as identidades eróticas desviantes em Roma: limites das subjetividades masculinas (séc. I a.C. – II d.C.)pt_BR
dc.title.alternativeThe Pathic Priapus and Deviant Erotic Identities in Rome: Limits of Masculine Subjectivities (1st century BC - 2nd century AD)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8492222452980034pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva , Semíramis Corsi
dc.description.resumoOs prazeres na vida são muitos, mas talvez, nenhum deles seja mais importante que vivenciar o prazer do amor e do companheirismo. Falar sobre as formas de amor, então, é um tema cada vez mais necessário na sociedade contemporânea. Acontece que, muitas vezes, essa fala ocorre de forma que se desqualifique o outro, no pechoso e penoso estigma da conceitualização precoce. Assim, a dissertação investiga como os homens romanos poderiam confrontar os conceitos preconcebidos do virilismo romano mediante às representações emasculadas de Priapo, sobretudo entre o primeiro século antes e o segundo depois de Cristo. O trabalho se desenvolve, então, na busca pela diversidade em Priapo, um deus de muitas faces, que, muitas vezes, porém, é lembrado apenas pelo seu enorme falo ereto e deforme, com o qual defendia a sua terra e estuprava os ladrões. A metodologia, portanto, é perceber a potência do potencial transformador na linguagem conceitual e visual intricada na figuração de Priapo(s) (“Páticos”) na literatura e na cultura material. Dessa forma, a dissertação foi capaz de perceber a possibilidade de o homem romano encontrar outras formas de amar e ser amado, outras formas de subjetivação sexual no masculino, as “identidades eróticas páticas”. Por fim, o trabalho debate a necessidade de estudos futuros que apresentem concepções mais flexíveis sobre a subjetivação sexual na Antiguidade e atentas para o surgimento da diversidade de identidades eróticas não conformistas ao senso comum de sua sociedade. Sobretudo, percebemos permanecer em aberto o estudo sobre como as subjetividades sexuais desviantes ressignificavam os códigos culturais, as convenções sociais e políticas que informam a adequação masculina no espaço público romano em questão. Logo, almejamos e sugerimos um novo campo de investigação sobre os protocolos fundamentais de existência (pática) não conformista na Antiguidade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Cerqueira, Fábio Vergara
dc.subject.cnpq1HISTORIApt_BR


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