Mostrar el registro sencillo del ítem
Entre a epistemologia da ciência e a formação de professores de geografia: a busca de conhecimento e de sentido na construção da identidade docente
dc.creator | Broilo, Juliana Schwingel | |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T23:09:13Z | |
dc.date.available | 2024-07-31T23:09:13Z | |
dc.date.issued | 2023-03-31 | |
dc.identifier.citation | BROILO, Juliana Schwingel. Entre a epistemologia da ciência e a formação de professores de geografia: a busca de conhecimento e de sentido na construção da identidade docente. 2023. 192 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13669 | |
dc.description.abstract | This research main goal is to investigate, through (Self)Biographical Narratives and life stories approach, how college professors’ epistemological conceptions influence, or not, their teaching and learning strategies, especially regarding Geography teachers training. Beyond the author's affective motivations, such directions are outlined by the relevance of “thinking paths” to (re)orient “action paths” in Geography teaching context, taking into account that a teacher epistemological bases anchors their daily practice. In the current scenario of fleetly informational exchanges and constant transformation of "social stages" in all scales, it's imperative the reflective practice concerning teaching practice. Considering this assumption, it is developed the fundamental concept that it is extremally important to investigate relations between the construction of teachers’ epistemological conceptions and its identity construction as a teaching professional. In order to attain it, an exploratory research with qualitative methodology was carried out. After the bibliographic survey about teacher training, Geography epistemology and (self)Biographical narratives, a narrative interview was conducted with a college professor from Pelotas Federal University. The field research was based on life stories, following the methodological procedures of narrative interviews. The analysis of the collected data was built upon the guidelines of thematic analysis regarding narrative interviews and on the scenic understanding method. The intertwining of theoretical research and the field research generated pictures about becoming a Geography teacher which was based on the criterion that the collected data were memories representations that one comes into contact while getting to know a narrative, those generated pictures outlined a deep and significant relationship between meaning and knowledge, apart from a linear influence of epistemological conceptions on teaching practice. The paths that were taken have shown the (Self)Biographical narrative potentials as an investigative method not only to understand the complex phenomenon of teaching identity construction but also its formative possibilities framed through (re)signifying oneself process with life stories. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia da geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia universitária | pt_BR |
dc.subject | Narrativas (auto)biográficas | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Epistemology of geography | pt_BR |
dc.subject | University pedagogy | pt_BR |
dc.subject | (Self)biographical narratives | pt_BR |
dc.title | Entre a epistemologia da ciência e a formação de professores de geografia: a busca de conhecimento e de sentido na construção da identidade docente | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2234989694709613 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974384756028670 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo da presente pesquisa é investigar, por meio de narrativas (Auto)Biográficas e histórias de vida, de que modo as concepções epistemológicas de professores universitários influenciam, ou não, suas estratégias de ensino e aprendizagem, em especial no escopo da formação de professores de Geografia. Delineia-se tal direcionamento, para além de motivações afetivas da autora, pela relevância dos modos de pensar para (re)orientar modos de agir no âmbito da docência em Geografia, tendo em vista que as bases epistemológicas de um professor ancoram sua prática cotidiana. No atual cenário de rápidas trocas informacionais e de constante transformação dos palcos sociais em todas as escalas é indispensável a prática reflexiva frente ao fazer docente, e, tomando isso como pressuposto, desenvolve-se o fundamento de que investigar as relações entre a construção das concepções epistemológicas do professor e sua construção identitária como profissional docente é de suma importância. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória com metodologia qualitativa. Após o levantamento bibliográfico nos eixos de formação de professores, epistemologia da Geografia e narrativas (auto)biográficas, foi realizada uma entrevista narrativa com uma docente universitária da Universidade Federal Pelotas. O campo se fundamentou nas Histórias de Vida, seguindo os procedimentos metodológicos para a entrevista narrativa. A análise dos dados coletados se fundamentou em orientações da análise temática de entrevistas narrativas e o método de análise da Compreensão Cênica. O entrelaçar da pesquisa teórica e o campo gerou quadros sobre o tornar-se professora de Geografia, em que, partindo do critério de que se tratam de representações da própria memória que se entra em contato ao conhecer uma narrativa, delinearam uma profunda e significativa relação entre sentido e conhecimento, para além de uma linearidade de influência de concepções epistemológicas sobre a prática docente. Os caminhos percorridos evidenciam a potencialidade da narrativa (Auto)Biográfica enquanto método investigativo para compreender o complexo fenômeno da construção da identidade docente e possibilidades formativas gestadas através do processo de (re)significar a si por meio das Histórias de Vida. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Liz Cristiane | |
dc.subject.cnpq1 | GEOGRAFIA | pt_BR |