Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorLopes Filho, Artur Rodrigo Itaqui
dc.date.accessioned2024-07-31T23:15:49Z
dc.date.available2024-07-31T23:15:49Z
dc.date.issued2023-02-17
dc.identifier.citationLOPES FILHO, Artur Rodrigo Itaqui. A cultura pop enquanto representação do seu tempo: um estudo sobre os paradigmas do imaginário contextual estadunidense na década de 1980. 2023. 274 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13676
dc.description.abstractBased on pop culture as a universal representation of human understanding, which stems from an interpretation process fed by the contextual imaginary of its time, this thesis aims to demonstrate how American pop culture in the 1980s reacted to the political/cultural scenario of Cold War, reproducing paradigms that concatenated with the tensions of a reactive conservatism, which marked the Ronald Reagan government, based on the analysis of the first season of the Macgyver series (1985-1986); the graphic novel Watchmen (1986-1987) and the three films of the Rambo series (produced, respectively, in the years 1982, 1985 and 1988).pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCultura poppt_BR
dc.subjectImaginário contextualpt_BR
dc.subjectEstados Unidos da Américapt_BR
dc.subjectMacGyverpt_BR
dc.subjectWatchmenpt_BR
dc.subjectRambopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectPop culturept_BR
dc.subjectContextual imaginarypt_BR
dc.subjectUnited States of Americapt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.titleA cultura pop enquanto representação do seu tempo: um estudo sobre os paradigmas do imaginário contextual estadunidense na década de 1980pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9550256869190120pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3563086398486737pt_BR
dc.description.resumoTendo como base a cultura pop enquanto representação universal do entendimento humano, o qual decorre de um processo de interpretação alimentado pelo imaginário contextual do seu tempo, a presente tese tem por objetivo demonstrar como a cultura pop estadunidense da década de 1980 reagiu ao cenário político/cultural da Guerra Fria, reproduzindo paradigmas que concatenavam com as tensões de um conservadorismo reativo, que marcou o governo de Ronald Reagan, a partir da análise da primeira temporada da série Macgyver (1985-1986); da graphic novel Watchmen (1986-1987) e dos três filmes da série Rambo (produzidos, respectivamente, nos anos de 1982, 1985 e 1988).pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Aristeu Elisandro Machado
dc.subject.cnpq1HISTORIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem