Mostrar el registro sencillo del ítem
A cultura pop enquanto representação do seu tempo: um estudo sobre os paradigmas do imaginário contextual estadunidense na década de 1980
dc.creator | Lopes Filho, Artur Rodrigo Itaqui | |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T23:15:49Z | |
dc.date.available | 2024-07-31T23:15:49Z | |
dc.date.issued | 2023-02-17 | |
dc.identifier.citation | LOPES FILHO, Artur Rodrigo Itaqui. A cultura pop enquanto representação do seu tempo: um estudo sobre os paradigmas do imaginário contextual estadunidense na década de 1980. 2023. 274 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13676 | |
dc.description.abstract | Based on pop culture as a universal representation of human understanding, which stems from an interpretation process fed by the contextual imaginary of its time, this thesis aims to demonstrate how American pop culture in the 1980s reacted to the political/cultural scenario of Cold War, reproducing paradigms that concatenated with the tensions of a reactive conservatism, which marked the Ronald Reagan government, based on the analysis of the first season of the Macgyver series (1985-1986); the graphic novel Watchmen (1986-1987) and the three films of the Rambo series (produced, respectively, in the years 1982, 1985 and 1988). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Cultura pop | pt_BR |
dc.subject | Imaginário contextual | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos da América | pt_BR |
dc.subject | MacGyver | pt_BR |
dc.subject | Watchmen | pt_BR |
dc.subject | Rambo | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Pop culture | pt_BR |
dc.subject | Contextual imaginary | pt_BR |
dc.subject | United States of America | pt_BR |
dc.subject | Representation | pt_BR |
dc.title | A cultura pop enquanto representação do seu tempo: um estudo sobre os paradigmas do imaginário contextual estadunidense na década de 1980 | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9550256869190120 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3563086398486737 | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo como base a cultura pop enquanto representação universal do entendimento humano, o qual decorre de um processo de interpretação alimentado pelo imaginário contextual do seu tempo, a presente tese tem por objetivo demonstrar como a cultura pop estadunidense da década de 1980 reagiu ao cenário político/cultural da Guerra Fria, reproduzindo paradigmas que concatenavam com as tensões de um conservadorismo reativo, que marcou o governo de Ronald Reagan, a partir da análise da primeira temporada da série Macgyver (1985-1986); da graphic novel Watchmen (1986-1987) e dos três filmes da série Rambo (produzidos, respectivamente, nos anos de 1982, 1985 e 1988). | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Aristeu Elisandro Machado | |
dc.subject.cnpq1 | HISTORIA | pt_BR |