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dc.creatorHallal, Maria Clara Lysakowski
dc.date.accessioned2024-08-02T14:48:48Z
dc.date.available2024-08-02
dc.date.available2024-08-02T14:48:48Z
dc.date.issued2023-04-26
dc.identifier.citationHALLAL, Maria Clara Lysakowski. Ver para registrar: narrativas visuais das habitantes da urbe de São Paulo pelas lentes de Hildegard Rosenthal (1940). 2023. Tese (doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13697
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand how Hildegard Rosenthal built visual narratives about women from São Paulo in the 1940s. To achieve this goal, the objective is to analyze how Hildegard Rosenthal observed and portrayed women from São Paulo in the decade of 1940 in the most diverse situations – working on the city streets, using the urban spaces, enjoying beauty services and even their own self-portraits, taking into consideration gender and migration relations that can be involved. To achieve that 38 photographs produced by Rosenthal during the 1940s as well as an interview given by her, in 1981, to the Museum de Imagem e Som were analyzed. Methodologically, to complete the analysis of the images, I decided the analysis in two moments: “tecnical photographic processes” and “interpretative photographic processes”. To understand Hildegard Rosenthal’s interview, I use Oral History, to thus relate her discourse, understandings and questions to her own biography and photographic processes. During the development of the dissertation, it was possible to understand how the foreign gaze – both male as well as female – marked the photographic culture of São Paulo in the first half of the 20th Century, due to the fact that the foreign photographers were responsible for the introduction of “modern photography in the country”, which brought new angles, scenes and themes to the Brazilian images. In relation to Hildegard Rosenthal, I concluded that her identify was formed through her process of migration between Germany, France and Brazil, and that her visual narratives are the result of these movements e gazes to the other, in Brazilian lands, especially in São Paulo. This, I understand that Hildegard Rosenthal built visual narratives of women in São Paulo in the 1940s, seeking to identify the most varied roles women could perform in the society of the time, including criticisms, ideals and ideas the photographer understood to mean to be a woman in São Paulo in the specified period.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHildegard Rosenthalpt_BR
dc.subjectNarrativas visuaispt_BR
dc.subjectFotografiaspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectSão Paulopt_BR
dc.subjectVisual narrativespt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.titleVer para registrar: narrativas visuais das habitantes da urbe de São Paulo pelas lentes de Hildegard Rosenthal (1940)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA presente tese tem como problema de pesquisa entender como Hildegard Rosenthal construiu narrativas visuais das mulheres paulistanas na década de 1940. Para elucidar o questionamento, o objetivo é analisar como Hildegard Rosenthal observou e retratou a presença das mulheres paulistanas na década de 1940 nas mais diversas situações – trabalhando nas próprias ruas da cidade, usufruindo dos espaços urbanos, desfrutando de serviços de beleza e até mesmo os seus próprios autorretratos, levando em consideração as relações de gênero e de migração que possam estar envolvidas. Nesse sentido, foram analisadas 38 fotografias produzidas por Hildegard Rosenthal durante a década de 1940, assim como uma entrevista concedida por ela em 1981 ao Museu de Imagem e Som. Como metodologia, para a análise imagética, dividi em dois momentos: "processos técnicos fotográficos" e "processos interpretativos fotográficos". Para a apreciação da entrevista de Hildegard Rosenthal, utilizo a História Oral, para assim relacionar sua fala, entendimentos e questões com a sua própria biografia e processos fotográficos. Durante o desenvolvimento da tese, foi possível compreender como o olhar estrangeiro - tanto masculino quanto feminino - marcou a cultura fotográfica de São Paulo na primeira metade do século XX, sendo que as(os) fotógrafas(fotógrafos) estrangeiras(estrangeiros) foram responsáveis pela introdução da "fotografia moderna no país", que trouxe novos ângulos, cenas e temas para as imagens brasileiras. Com relação a Hildegard Rosenthal, concluí que sua identidade foi transformando-se ao longo de seus processos de migração entre Alemanha, França e Brasil, e que suas narrativas visuais são resultado desses deslocamentos e olhares para a outra, em terras brasileiras, especialmente em São Paulo. Portanto, entendo que Hildegard Rosenthal construiu as narrativas visuais das mulheres paulistanas na década de 1940, buscando identificar os variados papéis que as mulheres poderiam exercer na sociedade da época. Incluindo críticas, ideias e ideais do que a fotógrafa entendia ser mulher em São Paulo no período especificado.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Daniele Gallindo
dc.subject.cnpq1HISTORIApt_BR


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