Mostrar el registro sencillo del ítem
Banda Didá em Salvador na Bahia: um estudo sobre práticas culturais em um coletivo de mulheres afro-brasileiras
dc.creator | Sanca, Marciano | |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T20:34:31Z | |
dc.date.available | 2024-08-09 | |
dc.date.available | 2024-08-09T20:34:31Z | |
dc.date.issued | 2024-02-19 | |
dc.identifier.citation | SANCA, Marciano. Banda Didá em Salvador na Bahia: um estudo sobre práticas culturais em um coletivo de mulheres afro-brasileiras. Orientadora: Louise Prado Alfonso. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Humanas .Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13758 | |
dc.description.abstract | We start from the understanding that society has been, and is, gradually structured and classified by the racial, gender (heteronormative) and social class systems. This means arbitrarily choosing a specific identity as the parameter against which other identities are evaluated and ranked. In the meantime, the collective to which this research is linked emerges from these classifications. Banda Didá is an Afro bloco that allows family members, friends, black, poor, peripheral women from the community of historic centers to integrate and occupy social and public spaces in Salvador. The term Didá comes from the Yoruba language, meaning "the power of creation". The Bahian collective was founded in 1993 by musician Antônio Luís Alves de Souza, better known as Neguinho do Samba. Didá also has a cultural and educational character, in which the idea of freedom runs through the group's actions: there they can sing, play, teach/learn, and even reflect on their sensuality, both in the versions they sing and in the dance performance. The purpose of this dissertation is to understand how Banda Didá contributes to the formation of Afro-Brazilian cultural identity in Salvador. To this end, the objectives of this dissertation, in addition to seeking to understand the contribution of Banda Didá in the process of forming Afro-Brazilian cultural identity in Salvador, seek to further elucidate the importance of collectives in the process of teaching/learning the socio-historical and cultural formation of the Afro-Brazilian collective, as well as seeking to understand what cultural practices are carried out in the group, their impact on the lives of the people who are members and their insertion in the process of transforming Pelourinho into a place of Afro-Brazilian culture, meeting the demands of tourism. The study consists of qualitative research involving a historical bibliographical survey of the Banda Didá, field research using participant observation, an ethnographic approach and interviews. Considering the geographical location of the collective under study, the field research was carried out in Salvador - BA. In addition to understanding the reality in which the research took place, it further elucidates the importance of the collective in building a fairer and more equal society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Coletivo Didá | pt_BR |
dc.subject | Mulheres afro-brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Práticas culturais e Salvador - BA | pt_BR |
dc.subject | Didá Collective | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian women | pt_BR |
dc.subject | Cultural practices and Salvador - BA | pt_BR |
dc.title | Banda Didá em Salvador na Bahia: um estudo sobre práticas culturais em um coletivo de mulheres afro-brasileiras | pt_BR |
dc.title.alternative | Banda Didá in Salvador, Bahia: a study of cultural practices in a collective of Afro-Brazilian women | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Parte-se da compreensão que a sociedade foi, e está, gradualmente estruturada e classificada pelo sistema racial, de gênero (heteronormativo) e de classes sociais. O que significa eleger arbitrariamente uma identidade específica como parâmetro em relação ao qual, as outras identidades são avaliadas e hierarquizadas. Neste ínterim, o coletivo no qual a pesquisa está vinculada, emerge dessas classificações. O coletivo baiano foi fundado em 1993 pelo músico Antônio Luís Alves de Souza, mais conhecido como Neguinho do Samba. O termo Didá vem da língua iorubá, que significa “o poder da criação”. A Banda Didá, é um bloco afro que permite familiares, amigas, mulheres da comunidade dos centros históricos, negras, pobres, periféricas integrarem e ocuparem espaços sociais e públicos de Salvador. Didá possui também caráter cultural e educacional, em que a ideia de liberdade perpassa as ações do grupo: lá podem cantar, brincar, ensinar/aprender, inclusive, refletir sobre sua sensualidade, tanto nas versões que cantam, assim como, na performance da dança. A proposta desta dissertação é compreender como se dá a contribuição da Banda Didá no processo da formação da identidade cultural afro-brasileira em Salvador. Para isso, os objetivos de presente dissertação, além de buscar compreender a contribuição da Banda Didá no processo da formação da identidade cultural afro-brasileira em Salvador, procura elucidar ainda mais a importância de coletivos no processo do ensino/aprendizado da formação sócio-histórica e cultural do coletivo afro-brasileiro, assim como, procura entender quais são práticas culturais realizadas no grupo, seus impactos na vida das pessoas integrantes e sua inserção no processo de transformação do Pelourinho em local da cultura afro-brasileira, atendendo a demandas do turismo. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que envolve o levantamento histórico bibliográfico sobre a Banda Didá, por meio de pesquisa de campo, através da observação participante, da abordagem etnográfica e realização de entrevistas. Considerando a localização geográfica do coletivo em estudo, a pesquisa de campo foi realizada em Salvador - BA. Além da compreensão da realidade onde a pesquisa se realizou, elucida ainda mais a importância do coletivo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alfonso, Louise Prado | |
dc.subject.cnpq1 | ANTROPOLOGIA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGAnt: Dissertações e Teses [164]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Antropologia