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dc.creatorBurkle, Bruno Feijó
dc.date.accessioned2024-10-01T19:06:25Z
dc.date.available2024-10-01T19:06:25Z
dc.date.issued2023-03-29
dc.identifier.citationBURKLE, Bruno Feijó. Efeitos do feedback de concepções de capacidade na aprendizagem motora em crianças. 2023. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14167
dc.description.abstractThe objective of the present study was to verify the effects of the feedback of conceptions of ability in the acquisition of a motor skill in children of different age groups. The sample consisted of 68 participants (32 boys and 36 girls), aged 6 and 12 years, divided into 4 practice groups: malleable conceptions of ability feedback 6 and 12 (FBM6 and FBM12) and fixed conceptions of ability feedback 6 and 12 (FBF6 and FBF12). The motor task used was the soccer throw, aiming to hit the center of a target. This target consists of a colored circle, 2.16 meters in diameter, equally divided into 5 scoring zones, with the central zone having a value of 5 points and the zones surrounding the target having a value of 4, 3, 2 and 1 In the acquisition phase, all participants performed 30 trials with conceptions of ability feedback provided at each block of 5 trials. Retention test 1 was performed after 24 hours, in which each participant performed 5 attempts, without providing any feedback. After the first retention test all subjects received the same negative feedback. Soon, 5 more attempts were made regarding retention test 2, similar to retention test 1. Self-efficacy questionnaires and the Intrinsic Motivation Inventory (competence, interest and importance) were applied at different times of the study. The results revealed, in the retention test 2 carried out after the provision of negative feedback, superior performance based on the feedback of malleable conceptions of capacity. However, no differences were found in any motivational construct from providing feedback on malleable conception of ability during the study phases. It is concluded that the feedback of malleable conceptions of ability benefits the acquisition of sports motor skills in children of different age groups.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectConcepções de capacidadept_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleEfeitos do feedback de concepções de capacidade na aprendizagem motora em criançaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6075105587355218pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do feedback de concepções de capacidade na aquisição de uma habilidade motora em crianças de diferentes faixas etárias. A amostra foi constituída de 68 participantes (32 meninos e 36 meninas), com idade de 6 e 12 anos, distribuídos em 4 grupos de prática: feedback de concepção de capacidade maleável de 6 e 12 anos de idade (FBM6 e FBM12) e feedback de concepção de capacidade fixa de 6 e 12 anos de idade (FBF6 e FBF12). A tarefa motora utilizada foi o arremesso lateral do futebol, tendo como objetivo acertar o centro de um alvo. Este alvo consiste em um círculo colorido, com 2,16 metros de diâmetro, dividido igualmente em 5 zonas de pontuação, tendo a zona central um valor de 5 pontos e as zonas que rodeiam o alvo um valor de 4, 3, 2 e 1. Na fase de aquisição, todos os participantes realizaram 30 tentativas com fornecimento de feedbacks de concepção de capacidade a cada bloco de 5 tentativas. Foi realizado o teste de retenção 1, após 24h, em que cada participante realizou 5 tentativas sem o fornecimento de nenhum feedback. Após o primeiro teste de retenção todos os indivíduos receberam o mesmo feedback negativo. Logo em seguida foram realizadas mais 5 tentativas referentes ao teste de retenção 2, similar ao teste de retenção 1. Foram aplicados questionários de autoeficácia e o Inventário de motivação intrínseca (competência, interesse e importância) em diferentes momentos do estudo. Os resultados revelaram, no teste de retenção 2 realizado após o fornecimento de feedback negativo, superioridade no desempenho a partir do feedback de concepções de capacidade maleável. Porém, não foi encontrada superioridade em nenhum constructo motivacional a partir do fornecimento de feedback de concepções de capacidade maleável durante as fases do estudo. Conclui-se que o feedback de concepções de capacidade maleável beneficia a aquisição de uma habilidade motora esportiva em crianças de diferentes faixas etárias.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


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