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dc.creatorArrieira, Henrique de Oliveira
dc.date.accessioned2024-10-01T19:06:56Z
dc.date.available2024-10-01T19:06:56Z
dc.date.issued2022-12-08
dc.identifier.citationARRIEIRA, Henrique de Oliveira. Impactos de uma intervenção com atividades físicas para professores de Educação Física em tempos de pandemia: a pesquisa-ação na centralidade do processo. Orientadora: Mariângela da Rosa Afonso. 2022. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Ensino Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14168
dc.description.abstractFrom the concern of the researcher about the scenario established in 2020, due to the pandemic period of COVID-19, the proposal for intervention with physical activities was arose through smartphone applications called The School Tournament of the Integration of Canguçu "VIRTUAL TEIC". This master's research aimed to present the results of an intervention with remote physical activities and the effects on the pedagogical practice of physical education teachers in the municipality of Canguçu, in southern Brazil. The method used was the qualitative action research. The intervention took place from March to September 2021, with physical activities through smartphone applications in the modalities walk, running and cycling and had the support of 16 teachers. The data were submitted to content analysis, proposed by Bardin, through the participation of teachers in interventions with remote physical activities, VIRTUAL TEIC, with the use of instruments such as: diagnostic questionnaire that allowed teachers to specify and contextualize the situation of physical activity, through virtual tools such as physical education content, field diary, devolutions of the prints of the paths for each modality, participation in meetings and responses to the final questionnaire to obtain the information in relation to the proposal, as well as the activities carried out by the students and the school community. The results showed that working with TEIC Virtual in schools was a positive strategy that provided teachers with a lot of learning in a period of exhaustion, although with difficulties in accessing the Internet and with infrastructure problems, it was possible to perceive the importance of the proposal for the motivation of work with students. The intervention, with remote physical activities, was considered positive, aroused the union of the school community and motivated pedagogical work in the pandemic period. Furthermore, it was evidenced that the legacy left by remote work was associated with the power of overcoming teachers to the obstacles that were encountered, valuing their dedication in teaching practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectAplicativos Móveispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleImpactos de uma intervenção com atividades físicas para professores de Educação Física em tempos de pandemia: a pesquisa-ação na centralidade do processopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2303285124621418pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096pt_BR
dc.description.resumoA partir da inquietação do pesquisador diante do cenário estabelecido no ano de 2020, devido ao período da pandemia da COVID-19, surgiu a proposta de intervenção com atividades físicas por meio de aplicativos de smartphones denominado Torneio Escolar da integração de Canguçu “TEIC Virtual”. Esta pesquisa de mestrado objetivou apresentar os resultados de uma intervenção com atividades físicas remotas e os efeitos na prática pedagógica dos professores de Educação Física no município de Canguçu, no sul do Brasil. O método utilizado foi o qualitativo de pesquisa-ação. A intervenção aconteceu no período de março a setembro de 2021, com atividades físicas por meio de aplicativos de smartphones nas modalidades caminhada, corrida e ciclismo e teve a adesão de 16 professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, proposta por Bardin, por meio da participação dos professores nas intervenções com atividades físicas remotas, TEIC Virtual, com a utilização de instrumentos como: questionário diagnóstico que permitiram aos docentes especificar e contextualizar a situação da prática de atividade física, por meio de ferramentas virtuais como conteúdo da Educação Física, diário de campo, devolutivas dos prints dos percursos para cada modalidade, participação nas reuniões e respostas ao questionário final para obter as informações em relação à proposta, bem como às atividades realizadas pelos alunos e comunidade escolar. Os resultados evidenciaram que o trabalho com o TEIC Virtual nas escolas foi uma estratégia positiva que proporcionou aos professores muito aprendizado em um período de desgaste, embora com dificuldades de acesso à internet e com problema de infraestrutura, foi possível perceber a importância da proposta para a motivação do trabalho com os alunos. A intervenção, com atividades físicas remotas, foi considerada positiva, despertou a união da comunidade escolar e motivou o trabalho pedagógico no período pandêmico. Ainda, ficou evidenciado que o legado deixado pelo trabalho remoto estava associado ao poder de superação dos professores aos obstáculos que foram encontrados, valorizando a dedicação dos mesmos na prática docente.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Mariângela da Rosa
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


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