dc.creator | Arrieira, Henrique de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T19:06:56Z | |
dc.date.available | 2024-10-01T19:06:56Z | |
dc.date.issued | 2022-12-08 | |
dc.identifier.citation | ARRIEIRA, Henrique de Oliveira. Impactos de uma intervenção com atividades físicas para professores de Educação Física em tempos de pandemia: a pesquisa-ação na centralidade do processo. Orientadora: Mariângela da Rosa Afonso. 2022. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Ensino Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14168 | |
dc.description.abstract | From the concern of the researcher about the scenario established in 2020, due to the
pandemic period of COVID-19, the proposal for intervention with physical activities was
arose through smartphone applications called The School Tournament of the
Integration of Canguçu "VIRTUAL TEIC". This master's research aimed to present the
results of an intervention with remote physical activities and the effects on the
pedagogical practice of physical education teachers in the municipality of Canguçu, in
southern Brazil. The method used was the qualitative action research. The intervention
took place from March to September 2021, with physical activities through smartphone
applications in the modalities walk, running and cycling and had the support of 16
teachers. The data were submitted to content analysis, proposed by Bardin, through
the participation of teachers in interventions with remote physical activities, VIRTUAL
TEIC, with the use of instruments such as: diagnostic questionnaire that allowed
teachers to specify and contextualize the situation of physical activity, through virtual
tools such as physical education content, field diary, devolutions of the prints of the
paths for each modality, participation in meetings and responses to the final
questionnaire to obtain the information in relation to the proposal, as well as the
activities carried out by the students and the school community. The results showed
that working with TEIC Virtual in schools was a positive strategy that provided teachers
with a lot of learning in a period of exhaustion, although with difficulties in accessing
the Internet and with infrastructure problems, it was possible to perceive the
importance of the proposal for the motivation of work with students. The intervention,
with remote physical activities, was considered positive, aroused the union of the
school community and motivated pedagogical work in the pandemic period.
Furthermore, it was evidenced that the legacy left by remote work was associated with
the power of overcoming teachers to the obstacles that were encountered, valuing their
dedication in teaching practice. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos Móveis | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Impactos de uma intervenção com atividades físicas para professores de Educação Física em tempos de pandemia: a pesquisa-ação na centralidade do processo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2303285124621418 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5202830028335096 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir da inquietação do pesquisador diante do cenário estabelecido no ano de 2020,
devido ao período da pandemia da COVID-19, surgiu a proposta de intervenção com
atividades físicas por meio de aplicativos de smartphones denominado Torneio
Escolar da integração de Canguçu “TEIC Virtual”. Esta pesquisa de mestrado
objetivou apresentar os resultados de uma intervenção com atividades físicas remotas
e os efeitos na prática pedagógica dos professores de Educação Física no município
de Canguçu, no sul do Brasil. O método utilizado foi o qualitativo de pesquisa-ação. A
intervenção aconteceu no período de março a setembro de 2021, com atividades
físicas por meio de aplicativos de smartphones nas modalidades caminhada, corrida
e ciclismo e teve a adesão de 16 professores. Os dados foram submetidos à análise
de conteúdo, proposta por Bardin, por meio da participação dos professores nas
intervenções com atividades físicas remotas, TEIC Virtual, com a utilização de
instrumentos como: questionário diagnóstico que permitiram aos docentes especificar
e contextualizar a situação da prática de atividade física, por meio de ferramentas
virtuais como conteúdo da Educação Física, diário de campo, devolutivas dos prints
dos percursos para cada modalidade, participação nas reuniões e respostas ao
questionário final para obter as informações em relação à proposta, bem como às
atividades realizadas pelos alunos e comunidade escolar. Os resultados evidenciaram
que o trabalho com o TEIC Virtual nas escolas foi uma estratégia positiva que
proporcionou aos professores muito aprendizado em um período de desgaste, embora
com dificuldades de acesso à internet e com problema de infraestrutura, foi possível
perceber a importância da proposta para a motivação do trabalho com os alunos. A
intervenção, com atividades físicas remotas, foi considerada positiva, despertou a
união da comunidade escolar e motivou o trabalho pedagógico no período pandêmico.
Ainda, ficou evidenciado que o legado deixado pelo trabalho remoto estava associado
ao poder de superação dos professores aos obstáculos que foram encontrados,
valorizando a dedicação dos mesmos na prática docente. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Afonso, Mariângela da Rosa | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |