Mostrar el registro sencillo del ítem
Efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada em contexto online
dc.creator | Garcia, Rúbia da Cunha Gorziza | |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T19:18:32Z | |
dc.date.available | 2024-10-01T19:18:32Z | |
dc.date.issued | 2023-09-27 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Rúbia da Cunha Gorziza. Efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada em contexto online. 2023. 87 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14172 | |
dc.description.abstract | Research in motor learning has shown that meeting the basic psychological needs for autonomy, competence and social relationships brings benefits in the acquisition of motor skills in different populations. Recently, cooperation and competition began to be investigated as variables in the context of practice capable of affecting the perception of social relationships. The present work carried out a literature review about the effects of cooperation and competition on the performance and learning of motor skills, in addition to an experimental study, which aimed to verify the effects of cooperation and competition on the learning of a motor skill performed online. in adults. Experiment participants were randomly assigned to two groups and were told that the task consisted of hitting as many targets as possible that appeared on the screen in each attempt. After the pre-test and before the practice phase, participants in the cooperation group (COO) received instructions directed towards a context of cooperative practice, while participants in the competition group (COMP) received instructions directed towards a structured practice in competition. Retention and transfer tests were performed the next day in order to verify learning. The results showed that the support for social relationships, manipulated through a context of practice structured in cooperation, benefits the motor learning of adults in a motor skill performed online, when compared to a context of practice structured in competition. The findings obtained through this study can serve to better understand the theme, as well as a basis for planning more efficient practical interventions. For future studies, it is suggested to test the effect of interactions with other variables, such as with the potential to increase the perception of competence, such as positive feedback. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Relacionamento social | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Teoria da autodeterminação | pt_BR |
dc.title | Efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada em contexto online | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0256736144836515 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3676627708423832 | pt_BR |
dc.description.resumo | Pesquisas em aprendizagem motora vêm demonstrando que suprir as necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e relacionamento social acarreta benefícios na aquisição de habilidades motoras em diferentes populações. Recentemente, a cooperação e a competição passaram a ser investigadas como variáveis do contexto de prática capazes de afetar a percepção de relacionamento social. O presente trabalho realizou uma revisão da literatura acerca dos efeitos da cooperação e da competição na performance e aprendizagem de habilidades motoras, além de um estudo experimental, que objetivou verificar os efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada de forma online em adultos. Os participantes do experimento foram aleatoriamente designados para dois grupos e foram informados de que a tarefa consistia em acertar o maior número possível de alvos que surgissem na tela em cada tentativa. Após o pré teste e antes da fase de prática os participantes do grupo cooperação (COO) receberam instruções direcionadas para um contexto de prática cooperativa, enquanto os participantes do grupo competição (COMP) receberam instruções direcionadas para uma prática estruturada na competição. Testes de retenção e transferência foram realizados no dia seguinte, de modo a verificar a aprendizagem. Os resultados mostraram que o suporte ao relacionamento social, manipulado através de um contexto de prática estruturado na cooperação beneficia a aprendizagem motora de adultos em uma habilidade motora realizada de forma online, quando comparado a um contexto de prática estruturado na competição. Os achados obtidos através do presente estudo podem servir para melhor compreensão da temática, além de embasamento para o planejamento de intervenções práticas mais eficientes. Para futuros estudos, sugere-se testar o efeito de interações com outras variáveis, como por exemplo com o potencial de aumentar a percepção de competência, como o feedback positivo. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Suzete Chiviacowsky | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [348]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.