Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCoelho, William Tomaz
dc.date.accessioned2024-10-02T10:10:36Z
dc.date.available2024-10-02T10:10:36Z
dc.date.issued2022-04-26
dc.identifier.citationCOELHO, William. Efeitos de dois modelos de treinamento em parâmetros de performance de atletas de rugby sevens juvenis feminino. Orientador: Prof. Dr. Eraldo dos Santos Pinheiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14178
dc.description.abstractThe present study aimed to compare the effects of two training models on linear speed, change of direction speed and on jump height with and without countermovement in youth female rugby sevens athletes. The sample consisted of 10 athletes, who were randomly distribuited into two groups, which were divided into six weeks of plyometric training, and resisted sprint training using a total overload of 13% of each athlete's body mass. The linear displacement time of 10 and 20 meters were measure, in addition to displacement with change of direction and jump height with and without countermovement. An two-measures ANOVA was performed to measure for the effect of the two training models on speed and jump variables and and a linear regression to measure the influence of body mass on the same variables. Resistance sprint training presented a significant worsening for the displacement time to the left side (p= 0.049), in addition, both groups did not obtain significant improvement in any of the other dependent variables, and body mass seems to have an influence on the displacement time. and the jump height of the athletes. Six weeks of training and an overload based on a percentage of body mass do not seem to allow for an increase in performance variables.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPliometriapt_BR
dc.subjectSprintpt_BR
dc.subjectVelocidade linearpt_BR
dc.titleEfeitos de dois modelos de treinamento em parâmetros de performance de atletas juvenis de rugby sevens femininopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0713149175789253pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2825017436880385pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo comparar os efeitos de dois modelos de treinamento na velocidade linear e com troca de direção e na altura de salto com e sem contramovimento em atletas juvenis de rugby sevens feminino. A amostra foi composta por 10 atletas, que foram divididas de forma randomizada em dois grupos, os quais realizaram seis semanas de treinamento pliométrico, e de treinamento de sprint resistido, utilizando uma sobrecarga total de 13% do peso corporal de cada atleta. Foram medidos o tempo de deslocamento linear de 10 e 20 metros, além de deslocamento com troca de direção e altura de salto com e sem contramovimento. Foi realizada uma ANOVA de medidas repetidas para verificar o efeito dos dois modelos de treinamento nas variáveis de velocidade e salto e uma regressão linear para verificar o efeito da massa corporal nas mesmas variáveis. O treinamento de sprint resistido apresentou piora significativa para o tempo de deslocamento para o lado esquerdo (p= 0,049), ademais ambos os grupos não obtiveram melhora significativa em nenhuma das outras variáveis dependentes, e a massa corporal parece ter uma influência no tempo de deslocamento e na altura de salto das atletas. Seis semanas de treinamento e uma sobrecarga baseada em um percentual da massa corporal parecem não possibilitar o incremento das variáveis de performance.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Eraldo dos Santos
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem