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dc.creatorPiske, Aguinaldo Didio
dc.date.accessioned2024-10-29T23:11:07Z
dc.date.available2024-10-29T23:11:07Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.identifier.citationPISKE, Aguinaldo Didio. A Educação Ambiental na Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) no período de 2000 a 2020: subsídios para a gestão ambiental do Município de Pelotas/RS. Orientadora Luciara Bilhalva Corrêa. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Centro de Engenharias. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14395
dc.description.abstractWe are currently experiencing an environmental crisis caused by conflicts between economic development and environmental preservation, resulting in various socio environmental problems for the population. In this context, Non-Formal Environmental Education (EE) is an important educational process for addressing this collapse, and public policies correspond to the action and solution of the problems. The objective of the study is to evaluate the public policies of environmental education developed by the Secretariat of Environmental Quality (SQA) in the municipality of Pelotas, RS. For this purpose, the research was of a qualitative-quantitative nature, of the exploratory descriptive type, with data collection instruments being documentary research and content analysis. Data were collected from the Annual Report of Environmental Quality (RAMB), newspapers, and social networks. During this period, it was evidenced that all five governments carried out non-formal EE activities at SQA, divided into actions, projects, and events. It was also found that the number of specific actions was much higher than the number of projects and events. This reality occurs due to the demand from the secretariat to participate in celebratory activities and activities with other partner institutions. SQA promoted an EE that reached the community, school students, and children, corroborating with the National Policy of Environmental Education (NPEE). However, the EE carried out was more punctual with short-term actions than long-term activities with clear objectives, goals, evaluations, and continuity. All regions of the city headquarters were assisted, and most of the rural districts visited, but little was done specifically for farmers and quilombolas who inhabit the municipality. Finally, it is concluded that there is no deeper evaluation of EE practiced in the municipality, which may hinder decision-making in future projects. However, it is believed that the study can contribute to mapping the EE carried out by SQA in the last two decades and provide subsidies for the development of new projects as well as strengthen the network of non formal EE in the municipality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEnvironment educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental managementpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.titleA Educação Ambiental na Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) no período de 2000 a 2020: subsídios para a gestão ambiental do Município de Pelotas/RSpt_BR
dc.title.alternativeThe Environmental Education at the Environmental Quality Departament (SQA) from 2000 to 2020: contributions to the environmental management of the Municipality of Pelotas/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2053750363258094pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0976948866231388pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Castro, Andréa Souza
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328855884811171pt_BR
dc.description.resumoAtualmente vivemos uma crise ambiental causada pelos conflitos entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, ocasionando diversos problemas socioambientais para a população. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) não formal é um importante processo educativo para o enfrentamento frente a esse colapso e as políticas públicas correspondem à ação e solução dos problemas. O objetivo do trabalho é avaliar as políticas públicas de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) no município de Pelotas, RS. Para isso, a pesquisa foi de caráter quali quantitativo, do tipo exploratório descritiva, os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental e a análise de conteúdo. Os dados foram coletados do Relatório Anual de Qualidade Ambiental (RAMB), jornais e redes sociais. Nesse período evidenciou-se que todos os cinco governos realizaram atividades de EA não-formal na SQA, divididos em ações, projetos e eventos. Também foi verificado que o número de ações pontuais foi bem maior que o número de projetos e eventos, essa realidade acontece pela demanda da secretaria em participar de atividades comemorativas e de outras instituições parceiras. A SQA promoveu uma EA, que atingiu a comunidade, estudantes de escolas e crianças, corroborando com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), no entanto, a EA realizada foi mais pontual com ações de curta duração do que atividades de longo prazo, com objetivos claros, metas a avaliações e com continuidade. Todas as regiões da sede da cidade foram assistidas e a maioria dos distritos rurais visitados, porém pouco se fez direcionado a agricultores e quilombolas que habitam o município. E por fim conclui-se que não há uma avaliação mais profunda da EA praticada no município, o que pode atrapalhar a tomada de decisões em futuros projetos. Porém acredita-se que o estudo pode colaborar com o mapeamento da EA realizada pela SQA nas duas últimas décadas e fornecer subsídios para o desenvolvimento de novos projetos bem como fortalecer a rede de EA não formal no município.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Luciara Brilhava
dc.subject.cnpq1ENGENHARIA SANITARIApt_BR


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