Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorDembinski, Fernanda Maria Dors
dc.date.accessioned2024-11-07T18:34:43Z
dc.date.available2024-11-07T18:34:43Z
dc.date.issued2021-12-07
dc.identifier.citationDEMBINSKI, Fernanda Maria Dors. Arquitetura para Educação Infantil: Relações entre a pedagogia e a concepção de unidades no município de Passo Fundo/RS. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14529
dc.description.abstractThe environment of kindergarten schools plays the role of a pedagogical partner for educators and can enhance the development and learning processes of children. Numerous pedagogical proposals were developed for Early Childhood Education, however, often, the environment offered is thought out of alignment with the pedagogical lines. Addressing the process of designing early childhood education architecture and the relationships it establishes with pedagogy, this thesis reflects on the disconnect between the design process of Municipal Schools for Early Childhood Education projects and their pedagogical approaches. The research, exploratory and qualitative in nature, aims to understand the Municipal Project for Early Childhood Education in Passo Fundo and its consequences in a case study performed at EMEI Toquinho de Gente. Regarding the methodological procedures, the production of data is based on theoretical review in addition to the performance of recognized devices of Post-Occupancy Evaluation, Walkthrough, and semi-structured and non-structured interview. Supported by the Experiential Approach and Embodied Observation, the researcher experienced the places – amid the stoppage of activities (2020) due to the COVID Pandemic19 – and remained attentive to recording the reports of the occupants who inhabited it. The research showed that amid a non-linear process and facing the context of a building located, the teachers adapted and created environments that provided opportunities for carrying out their pedagogical approach inspired by Waldorf.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectArquitetura e Pedagogiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPasso Fundopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectArchitecture and Pedagogypt_BR
dc.subjectChildhood educationpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.titleArquitetura para Educação Infantil: Relações entre a pedagogia e a concepção de unidades no município de Passo Fundo/Rpt_BR
dc.title.alternativeChildhood education architecture: relationships between pedagogy and school design in the city of Passo Fundopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4429630068875334pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7765118835668681pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Modler, Nébora Lazzarotto
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9510148216073779pt_BR
dc.description.resumoO ambiente das escolas de Educação Infantil, possui papel de parceiro pedagógico dos educadores e pode potencializar os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Inúmeras propostas pedagógicas foram elaboradas para a Educação Infantil, entretanto, muitas vezes, o ambiente ofertado é pensado de forma desalinhada às linhas pedagógicas. Abordando o processo de concepção da arquitetura para Educação Infantil e as relações que estabelece com a pedagogia, esta dissertação reflete sobre a desconexão entre o processo de concepção dos projetos de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e suas abordagens pedagógicas. A pesquisa, de caráter exploratório e natureza qualitativa, tem como objetivo conhecer o Projeto Municipal para Educação Infantil de Passo Fundo e seus desdobramentos em um estudo de caso performado na EMEI Toquinho de Gente. Amparada pelos fundamentos da Abordagem Experiencial e da Observação Incorporada, a autora vivenciou os lugares – em meio a paralisação das atividades (2020) em virtude da Pandemia de COVID19 – atenta nos registros dos relatos dos ocupantes da EMEI Toquinho de Gente. Amparada por revisão da literatura sobre pedagogia, Educação Infantil e arquitetura escolar, a pesquisa performou quatro dispositivos de Avaliação Pós-Ocupação, percurso Walkthrough, matriz de descobertas, entrevista semiestruturada e não-estruturada. A pesquisa demonstrou que em meio a um processo não-linear e frente ao contexto de uma edificação locada as professoras adaptaram e criaram ambientes que oportunizam a realização de sua abordagem pedagógica inspirada em Waldorf.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Rheingantz, Paulo Afonso
dc.subject.cnpq1ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem