dc.creator | Domingues, Darcylene Pereira | |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T18:24:22Z | |
dc.date.available | 2024-11-12T18:24:22Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | DOMINGUES, Darcylene Pereira. Teatro grego e gênero. Ofícios de Clio, Pelotas, v.9, n. especial, p.65-76, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2527-0524 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14548 | |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta como a tragédia grega pode ser analisada a partir da perspectiva de gênero, uma vez que, a sociedade grega clássica, especificamente o século V a.C, vivia a partir de determinações generificadas. Neste sentido, ao discutirmos a tragédia e os papéis atribuídos a ambos os gêneros, podemos observar tantos os desvios, como também, os limites de atuação desses indivíduos. Para tanto, utilizamos como fonte a tragédia Medeia de autoria de Eurípides para demonstrar por meio da fala dos personagens a tensão existente entre o feminino e o masculino no interior da cidade. Além disso, indicar como as estruturas de parentesco presentes na sociedade ateniense favoreciam a manutenção da instituição
casamento e a funcionalidade de ambos os gêneros. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Teatro grego | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Tragédia | pt_BR |
dc.title | Teatro grego e gênero | pt_BR |
dc.title.alternative | Greek theater and gender | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |