Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMota, Carla Rosane da Silva
dc.date.accessioned2024-11-19T10:39:18Z
dc.date.available2024-11-18
dc.date.available2024-11-19T10:39:18Z
dc.date.issued2024-08-15
dc.identifier.citationMOTA, Carla Rosane da Silva. Retratos de uma política pública: disposições geradas pela Educação do Campo, a partir da experiência da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL). Orientador: Pedro Alcides Robertt Niz. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14575
dc.description.abstractThe theme of this thesis was public policies on Countryside Education and its aim was to evaluate the effectiveness of this policy, based on the creation/activation of provisions for graduates of the Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), located in Canguçu/RS, in order to analyze the social transformations produced by the public policy, that is, the social impact and effects produced on the target public. EFASUL is a community school, based on the principles of Countryside Education, Alternation Pedagogy, Agroecology, cooperation and solidarity, which offers high school and technical courses in Agroecology for rural populations. To carry out the research, we used a qualitative methodology, with the use of political ethnography and field research for data collection, consisting of visits to the homes of those surveyed, where we carried out interviews with a semi-structured script and observation. Most of the theoretical hypotheses were confirmed. We also confirmed that these dispositions vary according to the strategies undertaken by each individual in the production and reproduction of their lives, and can be classified as: Alternative Dispositional Assets, when the dispositions are maintained in the post-formation period, are updated and remain strong, i.e. situations in which we can affirm public policy effectiveness; Contradictory Dispositional Assets, when the dispositions found are contradictory, sometimes due to the objective impossibility of putting what is believed into practice, so we would say that in these cases the public policy has partially achieved its effectiveness; and Traditional Dispositional Assets, where the dispositions created/activated at the School seem to have disappeared or been weakened, which would indicate little effectiveness of the policy. However, we didn't find any cases that we could classify as Dispositional Patrimonies of Escape, one of the hypotheses previously elaborated. We have seen that countryside education, as a public policy in Brazil, is a key element in the construction of another countryside project. From the EFASUL experience, it was possible to verify that the training process developed by the Field Schools creates/activates dispositions to act and believe in the participating subjects, around principles such as Agroecology, collective work, solidarity and respect for nature, although in some these dispositions may appear more consistently and in others more contradictory. In addition, the ethnographic field research made it possible to identify other dispositions not foreseen in the theoretical hypotheses, such as dispositions related to collective coexistence, communication and a critical view of society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDisposiçõespt_BR
dc.subjectEfetividadept_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectDispositionspt_BR
dc.subjectEffectivenesspt_BR
dc.titleRetratos de uma política pública: disposições geradas pela Educação do Campo, a partir da experiência da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2227302651123602pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9769937833285092pt_BR
dc.description.resumoEsta tese teve como temática as políticas públicas de Educação do Campo e seu objetivo foi realizar uma avaliação da efetividade dessa política, a partir da criação/ativação de disposições nos/as egressos/as da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), localizada em Canguçu/RS, de modo a analisar as transformações sociais produzidas a partir da política pública, ou seja, o impacto social e os efeitos produzidos sobre o público alvo. A EFASUL é uma escola comunitária, pautada pelos princípios da Educação do Campo, da Pedagogia da Alternância, da Agroecologia, da cooperação e da solidariedade, que oferece curso de nível médio e técnico em Agroecologia, para as populações do campo. Para a realização da pesquisa, empregamos uma metodologia qualitativa, com o uso de etnografia política e utilizamos pesquisa de campo para a coleta de dados, composta por visitas nas residências dos/as pesquisados/as, onde desenvolvemos entrevistas com roteiro semiestruturado e observação. As hipóteses teóricas foram confirmadas, na sua maioria. Chegamos a conclusão de que a efetividade da política pública de Educação do Campo, se traduz na identificação de diferentes patrimônios disposicionais nos egressos/as de uma Escola do Campo, empreendedores em potencial de transformações no modelo político de campo. Confirmamos também que estas disposições variam conforme as estratégias empreendidas por cada sujeito/a na produção e reprodução de suas vidas, podendo ser classificadas como: Patrimônios Disposicionais Alternativos, quando as disposições se mantém no período pós formação, se atualizam e permanecem fortes, isto é, situações em que podemos afirmar a efetividade política pública; Patrimônios Disposicionais Contraditórios, quando as disposições encontradas são contraditórias, algumas vezes pela impossibilidade objetiva de colocar o que se acredita em prática, diríamos, então, que nestes casos a política pública alcançou parcialmente sua efetividade; e Patrimônios Disposicionais Tradicionais, onde as disposições criadas/ativadas na Escola parecem ter desaparecido ou terem ficado enfraquecidas, o que indicaria pouca efetividade da política. No entanto, não encontramos casos que possamos classificar como Patrimônios Disposicionais de Fuga, uma das hipóteses previamente elaboradas. Vimos que a Educação do Campo, enquanto política pública no Brasil, é um elemento chave na construção de um outro projeto de campo. A partir da experiência da EFASUL, foi possível verificar que o processo formativo desenvolvido pelas Escolas do Campo, cria/ativa disposições para agir e para crer nos/nas sujeitos/as participantes, em torno de princípios como a Agroecologia, o trabalho coletivo, a solidariedade e o respeito à natureza, embora em alguns essas disposições possam aparecer de forma mais consistente e em outros mais contraditória. Além disso, a pesquisa de campo etnográfica permitiu a identificação de outras disposições, não previstas nas hipóteses teóricas, tais como disposições relacionadas à convivência coletiva, à comunicação e à visão crítica sobre a sociedade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Niz, Pedro Alcides Robertt
dc.subject.cnpq1CIENCIA POLITICApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem