dc.creator | Ximendes, Lóren Cantiliano | |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T19:46:58Z | |
dc.date.available | 2024-11-19T19:46:58Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | XIMENDES, Lóren Cantiliano. Os orientalismos presentes nos Ballets La Révolte Au Sérail (1833) e Raymonda (1889). Ofícios de Clio, Pelotas, v.9, n. especial, p.238-250, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2527-0524 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14584 | |
dc.description.abstract | No século XIX, o ballet passou a ser influenciado pelos ideais do Romantismo, entre as muitas características desse estilo o presente trabalho irá destacar a incorporação de temáticas “exóticas” que visavam representar o oriente, fazendo isso, quase sempre de maneira estereotipada, baseada nos ideais e padrões europeus que entendiam o oriente e os orientais como os “outros”. Ao tentarem marcar as diferenças entre “eles” (europeus) e os “outros” (árabes, mulçumanos, ciganos, chineses, etc), os coreógrafos, músicos, figurinistas e maquiadores fizeram uso de características generalizantes e que estereotipavam
negativamente o comportamento de diversos povos do oriente. São alguns exemplos de ballet que possuem orientalismos em seus roteiros: Paquita (1846), Le Corsaire (1886), Yedda (1879), além desses, há também La Révolte Au Sérail (1833) e Raymonda (1889), sendo esses dois ballets o foco principal de análise do presente trabalho. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ballet | pt_BR |
dc.subject | Orientalismo | pt_BR |
dc.subject | Século XIX | pt_BR |
dc.subject | Marius Petipa | pt_BR |
dc.subject | Filippo Taglione | pt_BR |
dc.title | Os orientalismos presentes nos Ballets La Révolte Au Sérail (1833) e Raymonda (1889) | pt_BR |
dc.title.alternative | The orientalisms presents in the Balletes La Révolte au Sérail (1833) and Raymonda (1889) | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |