Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Raquel Lucques dos
dc.date.accessioned2024-12-11T15:10:22Z
dc.date.available2024-12-11T15:10:22Z
dc.date.issued2023-08-23
dc.identifier.citationSANTOS, Raquel Lucques dos. A avaliação da aprendizagem de estudantes surdos: um estudo no contexto do ensino de química do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense em Pelotas/RS. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14665
dc.description.abstractThis research has the general objective of understanding how the evaluation of the learning of deaf students in the discipline of Chemistry at the Instituto Federal Sul-rio-grandense, at the Pelotas campus and Visconde da Graça campus, is shown. This research has a qualitative character and was divided into two moments. The first moment was the analysis of the current laws and guidelines on the Assessment of Learning in Education for the Deaf and an Exploratory Study on the CAPES/CAFE platform. In the second moment, the analyzes were developed based on an empirical study carried out through interviews with teachers, deaf students, and educational psychologists at the Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas and Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Visconde da Graça (CaVG). Through the interviews carried out, three final categories were originated, defined as: Understanding, Experience, Adversities and Resources Used in the Assessment of Learning in Deaf Education through the Teacher's Perspective; The Importance of Specialized Educational Assistance and the view of educational psychologists in the Assessment of Learning; The reflections and suggestions of deaf students in the context of inclusion and assessment of learning in Chemistry Teaching. As a result, some existing gaps were perceived, such as lack of teacher training, lack of dialogue between teachers, students and the AEE sector within institutions, lack of awareness about deaf specificities, exclusionary inclusion, lack of specialized professionals, language barriers and assessments inconsistent. The reports showed that evaluating students' learning in Chemistry requires approaches that are adequate and sensitive to their educational needs. In this sense, collaboration between educators, deaf students, the AEE sector and the school community as a whole is essential to ensure fair and inclusive assessments in Chemistry and in all subjects.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão de estudantes surdospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem de estudantes surdos: um estudo no contexto do ensino de química do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense em Pelotas/RSpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of deaf students' learning: a study in the context of chemistry teaching at the Instituto Federal Sul-Rio-Grandense in Pelotas/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5043682236703322pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0001-5974-3050pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5628561909586804pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sangiogo, Fábio André
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3646621320378234pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se mostra a avaliação da aprendizagem de estudantes surdos na disciplina de Química no Instituto Federal Sul-rio-grandense, nos câmpus Pelotas e campus Visconde da Graça. Ela possui caráter qualitativo e foi dividida em dois momentos. O primeiro momento foi a análise das leis e diretrizes vigentes sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação de Surdos e um Estudo Exploratório na plataforma CAPES/CAFe. No segundo momento as análises foram desenvolvidas com base em um estudo empírico realizado através de entrevistas com três docentes, dois discentes surdos e três psicopedagogas do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas e Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Visconde da Graça (CaVG). Por meio das entrevistas realizadas foram originadas três categorias finais, definidas como: A compreensão, experiência, adversidades e recursos utilizados na avaliação da aprendizagem na educação de Surdos pelo olhar docente; A importância do Atendimento Educacional Especializado e o olhar das psicopedagogas na avaliação da aprendizagem; e As reflexões e as sugestões dos discentes surdos no contexto da inclusão e avaliação da aprendizagem no Ensino de Química. Como resultado, foram percebidas algumas lacunas existentes no Ensino de Química para surdos, como a carência na formação docente, falta de diálogo entre docentes, discentes e setor AEE dentro das instituições, falta de conscientização acerca das especificidades surda, inclusão excludente, falta de profissionais especializados, barreiras linguísticas e avaliações incoerentes. Os relatos mostraram que avaliar a aprendizagem de estudantes em Química requer abordagens adequadas e sensíveis às suas necessidades educacionais. Neste sentido, a colaboração entre educadores, discentes surdos, setor AEE e a comunidade escolar como um todo é essencial para garantir avaliações justas e inclusivas em Química e em todas as disciplinas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel
dc.subject.cnpq1QUIMICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples