Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Tavane da Silva
dc.date.accessioned2024-12-11T15:10:51Z
dc.date.available2024-12-11T15:10:51Z
dc.date.issued2024-02-29
dc.identifier.citationRODRIGUES, Tavane da Silva. A (Trans)formação do conhecimento didático do conteúdo químico de uma professora/pesquisadora no itinerário formativo ciclo de vida dos materiais. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14666
dc.description.abstractIn this research, we sought to explore the (trans)formation of a teacher's Didactic Content Knowledge of the Chemical (DCK), when planning, developing and analyzing lessons aimed at the New Secondary Education, in the formative itinerary life cycle of materials. The research arises from discussions that involve the characteristics of the teaching profession, teacher training and the changes that occur in the study scenarios, as well as considering the relevance of reflection and research on the teaching profession, in the search for new possibilities of methodologies, themes and, especially, to better know and act in the context of the school. In this sense, we start from the understanding that each teacher has unique knowledge that is specific to the teaching profession in Chemistry and to this end, we use the DCK framework, which allows us to analyze the teacher's actions. This research was carried out by analyzing a didactic sequence developed in the Life Cycle of Materials training itinerary, on the teaching practice of the teacher/researcher, author of this dissertation. The research involved the analysis of empirical data: lesson plans, field diaries, recordings and transcriptions of classes, using discursive textual analysis, that allowed us to discuss an a priori category, which deals with the components of the DCK (Disciplinary, Contextual, Metadisciplinary and Psychopedagogical), and two emerging categories that discuss socio-environmental issues and teacher-student relations. The results provide evidence of the possibility of observing the contribution and (trans)formation of the DCK components, as well as the constant articulation, development and improvement of the chemical DCK. This occurs when the teacher/researcher evaluates her praxis in the context of the itinerary analyzed, which points to the importance of knowing and reflecting on the components of the DCK, socio-environmental issues and the relationship between teacher and students, of affectivity, in a process of critical reflection and supported by theoretical bases, which help to qualify conceptions and actions involved in professional training, as a chemistry teacher/researcher.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectConhecimento didático do conteúdopt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleA (Trans)formação do conhecimento didático do conteúdo químico de uma professora/pesquisadora no itinerário formativo ciclo de vida dos materiaispt_BR
dc.title.alternativeThe (trans)formation of the didactic content knowledge of chemistry of a teacher/researcher in the formative itinerary of the life cycle of materialspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-8827-1862pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2645010460271651pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-7203-255Xpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3646621320378234pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa buscamos explorar a (trans)formação do Conhecimento Didático do Conteúdo Químico (CDC) de uma professora, ao planejar, desenvolver e analisar aulas voltadas ao Novo Ensino Médio, no itinerário formativo Ciclo de Vida dos Materiais. A pesquisa surge a partir de discussões que envolvem as características da profissão docente, formação de um professor e as mudanças que ocorrem nos cenários de estudo, bem como ao considerar a relevância de reflexão e pesquisa sobre a profissão docente, na busca por novas possibilidades de metodologias, temas e, principalmente, ao melhor conhecer e atuar no contexto da escola. Nesse sentido, partimos da compreensão de que cada professor apresenta conhecimentos únicos e próprios da profissão docente em Química e, para isso, utilizamos do referencial do CDC, que nos permite análises sobre a ação do professor. A presente pesquisa foi realizada mediante a análise de uma sequência didática desenvolvida no itinerário formativo de Ciclo de vida dos materiais, sobre a prática docente da professora/pesquisadora, autora dessa dissertação. A pesquisa envolveu a análise de dados empíricos: planos de aula, diário de campo, gravação e transcrição das aulas, a partir da Análise textual discursiva, que permitiu discutir sobre uma categoria a priori, que versa sobre os componentes do CDC (Disciplinar, Contexto, Metadisciplinar e Psicopedagógico), e duas categorias emergentes que discutem as questões socioambientais e as relações professora-estudantes. Os resultados permitem indicar evidências sobre a possibilidade de observar a contribuição e a (trans)formação dos componentes do CDC, bem como a constante articulação, o desenvolvimento e o aprimoramento do CDC Químico. Isso ocorre quando a professora/pesquisadora avalia a sua práxis no contexto do itinerário analisado, o que reporta para a importância de conhecer e refletir sobre os componentes do CDC, as questões socioambientais e a relação entre professor e estudantes, da afetividade, em processo reflexão crítica e amparada em bases teóricas, os quais ajudam a qualificar concepções e ações envolvidas na formação profissional, como professora/pesquisadora de Química.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Sangiogo, Fábio André
dc.subject.cnpq1QUIMICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples