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dc.creatorFreitas Júnior, Alceu Lopes de
dc.date.accessioned2024-12-20T14:25:19Z
dc.date.available2024-12-20T14:25:19Z
dc.date.issued2024-10-29
dc.identifier.citationFREITAS JÚNIOR, Alceu Lopes de. A Hidrovia Uruguai - Brasil como alternativa modal de transporte: o uso da água para o desenvolvimento regional - Infraestrutura hidroviária, cargas transportáveis e investimentos necessários. 2024. 173f. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos) – Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14702
dc.description.abstractThe Uruguay-Brazil Waterway is a waterway system that enables the transportation of products, mainly from Uruguay, to the Port of Rio Grande, expanding trade relations between Brazil and Uruguay and having a positive impact on the development of the Lagoa Mirim region and its area of influence. This paper aims to analyze the strategic importance of the Uruguay-Brazil Waterway as a mode of transport, as a form of logistical integration between Brazil and Uruguay, and as a way of boosting the regional economy, pointing out the investments to be made to make this waterway viable. This is done by characterizing the Mirim Lagoon Basin, comparing the modes of transport, presenting the advantages of the waterway system, analyzing the navigability conditions of this lagoon, presenting the vessels that can be used, the cargo with handling potential and applying the SWOT matrix to compare the port terminal projects. The conclusion is that the operation of the Uruguay-Brazil Waterway is feasible, based on dredging (guaranteeing a minimum initial draft of 2.50m), marking out the waterway (both stages are being studied for tender), using vessels already sailing in Lagoa dos Patos to meet initial demand (within the dimensions allowed due to natural and built obstacles), and building suitable cargo handling terminals, based on private investment. Products such as soybeans, rice, wood, clinker, limestone minerals, agro-inputs and goods in general will be the main transportation demands of the future waterway. Based on the SWOT matrix, considering implementation costs, intermodal connectivity, location and projected cargo demand, the Tacuari River Terminal, the Cebollati Logistics Node and the Port of Santa Vitória do Palmar are the most suitable for transhipment of cargo from the north-northeast, northeast-central and eastern Uruguay, respectively.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectNavegação lacustrept_BR
dc.subjectNavegação fluvialpt_BR
dc.subjectLogística de transportept_BR
dc.subjectIntegração binacionalpt_BR
dc.subjectAnálise estratégicapt_BR
dc.subjectTerminais Portuáriospt_BR
dc.subjectLake navigationpt_BR
dc.subjectRiver navigationpt_BR
dc.subjectTransportation logisticspt_BR
dc.subjectBinational integrationpt_BR
dc.subjectStrategic analysispt_BR
dc.subjectPort Terminalspt_BR
dc.titleA Hidrovia Uruguai - Brasil como alternativa modal de transporte: o uso da água para o desenvolvimento regional - Infraestrutura hidroviária, cargas transportáveis e investimentos necessáriospt_BR
dc.title.alternativeThe Uruguay - Brazil Waterway as a modal transport alternative: the use of water for regional development - Waterway infrastructure, transportable cargo and necessary investmentspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2995448031962271pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6046778339130791pt_BR
dc.description.resumoA Hidrovia Uruguai - Brasil constitui-se num sistema viário flúvio-lacustre que possibilita o transporte de produtos, principalmente uruguaios, até o Porto de Rio Grande, ampliando as relações comerciais entre Brasil e Uruguai e trazendo reflexos positivos para o desenvolvimento da região da Lagoa Mirim e de sua área de influência. Este trabalho tem como intuito analisar a importância estratégica da Hidrovia Uruguai - Brasil como modal de transporte, como forma de integração logística entre Brasil e Uruguai, e como forma de fomento da economia regional, apontando os investimentos a serem realizados para viabilização desta hidrovia. Para isto, é feita a caracterização da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim, a comparação entre os modais de transporte, apresentando as vantagens do sistema hidroviário, a análise das condições de navegabilidade desta lagoa, a apresentação das embarcações que podem ser utilizadas, as cargas com potencial de movimentação e a aplicação da matriz SWOT para comparação entre os projetos de terminais portuários. Como conclusão, tem-se que a operação da Hidrovia Uruguai – Brasil é viável, a partir de dragagens (garantindo um calado mínimo inicial de 2,50m), balizamento da via navegável (ambas as etapas em estudo para licitação), utilização de embarcações que já navegam na Lagoa dos Patos para atendimento da demanda inicial (dentro das dimensões admissíveis em função dos obstáculos natuaris e edificados), e construção de terminais de movimentação de cargas adequados, a partir de investimentos privados. Pode-se indicar que produtos como soja, arroz, madeira, clínquer, minerais calcários, agroinsumos e mercadorias em geral, consistirão nas principais demandas de transporte da futura hidrovia. A partir da matriz SWOT, considerando custos de implantação, conectividade intermodal, localização e projeção de atendimento de demandas de cargas, têm-se no Terminal do Rio Tacuari, Nodo Logístico Cebollati e no Porto de Santa Vitória do Palmar os mais indicados para transbordo das cargas do norte-nordeste, nordeste-centro e leste uruguaio, respectivamente.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Recursos Hídricospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Collares, Gilberto Loguercio
dc.subject.cnpq1ENGENHARIA SANITARIApt_BR
dc.subject.cnpq2RECURSOS HIDRICOSpt_BR


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