Mostrar el registro sencillo del ítem
A presença do racismo dentro do ambiente escolar e o impacto deste fator na infância de meninas negras
dc.creator | Rosa, Pamela Oliveira da | |
dc.creator | Accorssi, Aline | |
dc.date.accessioned | 2024-12-29T17:50:12Z | |
dc.date.available | 2024-12-29T17:50:12Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Pamela Oliveira da; ACCORSSI, Aline. A presença do racismo dentro do ambiente escolar e o impacto deste fator na infância de meninas negras. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14733 | |
dc.description.abstract | Este texto tem origem a partir da escrita de um trabalho de conclusão de curso, e após a finalização deste processo de graduação do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas, houve a necessidade de continuidade da pesquisa e isto veio a ser possível dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. É com a possibilidade da criação de um anteprojeto para o mestrado que esta construção aparece também, e com base nisso, entende-se essas ideias com um viés livre de amarras e ideias fechadas frente aos caminhos possíveis para a pesquisa. O enfoque deste trabalho perpassa pela necessidade da escolha de dar uma atenção maior para a infância de crianças negras – em específico de meninas negras – com base em suas experiências dentro da escola com o racismo. Torna-se necessário trazer para discussão o impacto que as nossas experiências – enquanto uma mulher negra – dentro do ambiente escolar podem ter na constituição de quem somos enquanto pessoas adultas, e quando vamos olhar para este aspecto e o racismo se torna algo presente, o impacto pode ser ainda maior quando pensamos em crianças, visto que o período da infância é um marco significativo para a constituição psíquica. A sutileza do mascaramento do racismo de pessoas brancas para com as pessoas negras, aparece no momento que esse contato entre elas acontece, dentro de escolas, isso vem de um tratamento desumanizador e propagador de violência, no que se refere a comparação entre o tratamento recebido por uma criança negra e uma criança branca (SILVA, 2022). Com o intuito de tornar alcançável aos olhos de quem lê este trabalho, trago para a cena a criação de uma personagem com o intuito de materializar alguns momentos da realidade de quem tem o corpo marcado por um alvo. É importante deixar nítido a intenção deste trabalho, ela parte do lugar de não generalizar as experiências de todas as meninas negras, mas sim trazer notoriedade para as possibilidades de acontecimentos que atravessam o corpo negro, e essa escrita parte também das experiências de quem escreve. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Meninas negras | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | A presença do racismo dentro do ambiente escolar e o impacto deste fator na infância de meninas negras | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |