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dc.creatorPontes, Giovana
dc.creatorAccorssi, Aline
dc.date.accessioned2024-12-29T17:50:35Z
dc.date.available2024-12-29T17:50:35Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationPONTES, Giovana; ACCORSSI, Aline. Caminhos e desafios para o uso da escrevivência como metodologia de pesquisa. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14734
dc.description.abstractEste trabalho faz parte de um recorte da tese de doutorado que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. A referida tese, busca analisar o trauma racial no ambiente escolar, identificando, assim impactos psicológicos causados pelo racismo e por uma educação colonizadora no ambiente escolar. Para tanto, foi escolhida a escrevivência como metodologia de pesquisa. Neste resumo, pretendo apresentar os caminhos e os desafios dos possíveis usos da escrevivencia como metodologia de um trabalho no campo da educação e das questões raciais. A escrevivência é um conceito desenvolvido por Conceição Evaristo, em uma relação entre as palavras escrever, viver e ser e diz respeito a uma escrita atravessada por marcadores de classe, gênero e raça. A escrevivência esta relacionada ao passado das mulheres negras que contavam histórias para os filhos dos seus senhores dormirem, aquela época as mulheres escravizadas sequer podiam aprender a ler e escrever, hoje as mulheres negras vem utilizando a escrita como possibilidade de atormentar os sonhos da casa grande. A escrevivência é uma escrita carregada de memórias e de anscestralidade, de um corpo que conta uma história a partir de um lugar em que a sociedade o coloca como corpo racializado, e sendo assim definido por uma serie de marcadores, que o inferiorizam, o marginalizam e buscam o apagar. Falar deste lugar, é a possibilidade de expressar uma visão subjetiva e também coletiva, pois sentimos de forma particular, mas somos atingidos pelos mesmos marcadores. Neste sentido busco pensar a escrevivência como possibilidade de escrita acadêmica decolonial, que possa orientar nossas pesquisas para a construção de outros saberes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectMetodologia da pesquisapt_BR
dc.subjectEscrita acadêmica decolonialpt_BR
dc.titleCaminhos e desafios para o uso da escrevivência como metodologia de pesquisapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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