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Entre o silêncio e a resistência: representações sociais da violência contra a mulher
dc.creator | Ferreira, Cristiane Troina | |
dc.creator | Accorssi, Aline | |
dc.date.accessioned | 2024-12-29T17:51:29Z | |
dc.date.available | 2024-12-29T17:51:29Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Cristiane Troina; ACCORSSI, Aline. Entre o silêncio e a resistência: representações sociais da violência contra a mulher. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14736 | |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como objetivo identificar estratégias educativas relacionadas às atitudes de catadoras de materiais recicláveis em relação à violência contra a mulher. O objetivo geral é analisar as representações sociais da violência contra a mulher entre essas mulheres e investigar como tais representações influenciam sua relação com os serviços de apoio e proteção. Os objetivos específicos incluem identificar as representações sociais da violência contra a mulher compartilhadas entre as catadoras, investigar suas percepções sobre os serviços de apoio, como delegacias especializadas, casas de abrigo e ONGs, e analisar de que forma essas representações afetam o acesso e a utilização desses serviços. Por fim, busca-se propor estratégias educativas que promovam a conscientização sobre os direitos das mulheres e aprimorem a relação desse grupo com os serviços de apoio. Nesse sentido, é importante sinalizar que a compreensão aprofundada dos processos simbólicos nas interações educacionais é crucial para a promoção de transformações significativas por meio da educação. Assim, quando apontamos que a educação pode acontecer nos diversos espaços compreendemos o que Freire (2005) nos propõe de uma educação como prática de liberdade, percebendo as pessoas como um ser inacabado e em busca de ser mais humano. Neste sentido, buscaremos nesse estudo integrar o sujeito social ao seu contexto, reconhecendo a interconexão entre a educação e a realidade social (Moscovici, 2003). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Violência contra a mulher | pt_BR |
dc.title | Entre o silêncio e a resistência: representações sociais da violência contra a mulher | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |