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Governamentalidade neoliberal, redes políticas e trabalho docente: os discursos das políticas de alfabetização infantil (2019-2024)
dc.creator | Cruz, Amanda Porto da | |
dc.creator | Hypolito, Álvaro Luiz Moreira | |
dc.date.accessioned | 2024-12-29T20:38:03Z | |
dc.date.available | 2024-12-29T20:38:03Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Amanda Porto da; HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. Governamentalidade neoliberal, redes políticas e trabalho docente: os discursos das políticas de alfabetização infantil (2019-2024). In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14745 | |
dc.description.abstract | O presente resumo explicita, de maneira breve, as intenções e movimentos referentes ao projeto de tese de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPEL, na linha de pesquisa “Currículo, profissionalização e trabalho docente”. Tal investigação tem como tema a tríade neoliberalismo, redes políticas e trabalho docente nos discursos das últimas duas políticas de alfabetização infantil, em especial, no que tange aos aspectos em torno da etapa da Educação Infantil, a saber: Política Nacional de Alfabetização (2019) e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (2023). Tal desejo emerge de experiências como docente e pesquisadora ao me deparar com a produção destas políticas em um curto período, o que passo a problematizar seus discursos, suas intenções, proposições, deslocamentos e continuidades. Assim, é possível visualizar nas políticas, sobretudo, as de alfabetização infantil, discursos que buscam promover boas práticas e bom desempenho a partir de princípios e interesses de mercado, ocorrendo um deslocamento para novas formas de produzir políticas educacionais ao acionar, como referência, diferentes áreas do saber. Segundo Ball (2020), a interferência de atores, tais como: consultores, grupos de interesses, think tanks, governos nacionais, agências, institutos e ONGs, que se constituem como os novos agentes de políticas em redes. Portanto, não mais só pesquisadores do campo da educação produzem discursos como os mais relevantes, mas sim, entram em cena também estes grupos, os quais legitimam saberes e interesses em contexto nacional e internacional na tomada de decisões das políticas públicas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Governamentalidade neoliberal | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Políticas de alfabetização infantil | pt_BR |
dc.title | Governamentalidade neoliberal, redes políticas e trabalho docente: os discursos das políticas de alfabetização infantil (2019-2024) | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |