dc.description.abstract | O presente resumo a ser apresentado, traz um recorte da pesquisa em curso, no Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas, abordando brevemente a temática relacionada à categoria nominada economia do cuidado, emergente a partir das análises realizadas durante a escrita da tese. A pesquisa em andamento, intitulada “Os processos de escolarização e seus impactos na trajetória de vida das estudantes da educação de jovens e adultos: um olhar sobre a educação profissional e técnica a partir das perspectivas de gênero”, objetiva, a partir do estudo, identificar e discutir acerca dos impactos advindos das relações de gênero sobre os processos de escolarização e sobre a trajetória de vida e formação das mulheres, estudantes do Curso Técnico em Edificações – PROEJA, do Câmpus Pelotas do IFSul. Esse recorte busca discutir a temática, nesse caso específico, do exercício do trabalho de cuidado das mulheres, sob a ótica de uma perspectiva de gênero, e dos feminismos, demonstrando a partir das narrativas das próprias participantes, o quanto as assimetrias de gênero ainda impactam a vida pessoal, a trajetória de formação, e por conseguinte, a trajetória profissional das mulheres. Tal categoria, elencada para apresentação, foi elegida, por destacar-se, dentre as demais durante as análises, devido sua complexidade e quantidade de variáveis envolvidas e identificadas, uma vez que a seção economia do cuidado foi subdivida nas seguintes temáticas: casamento, divórcio, maternidade e trabalho não remunerado. Essa subdivisão temática, foi realizada a partir da compreensão de que o trabalho de cuidado desenvolvido pelas mulheres, tem sua gênese a partir das configurações de família, sobretudo, da família tradicional, cujos papéis sociais ainda hoje, se mantem fortemente definidos e influenciados pela cultura patriarcal,
mantendo as mulheres como as principais responsáveis pelo desempenho das tarefas domésticas, e pelo cuidado de familiares sejam eles, crianças ou idosos e/ou doentes. | pt_BR |