Mostrar registro simples

dc.creatorMattei, Patrícia
dc.creatorFarias, Juliana Marques de
dc.creatorSilva, Márcia Alves da
dc.date.accessioned2024-12-29T20:38:50Z
dc.date.available2024-12-29T20:38:50Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationMATTEI, Patrícia; FARIAS, Juliana Marques de; SILVA, Márcia Alves da. Projeto Academia da Escrita: análise dos impactos de um grupo de responsabilização e suporte à escrita acadêmica. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14747
dc.description.abstract“Escrever é arriscar-se” (DINIZ, 2024, p. 147). Quando falamos da escrita acadêmica na pós-graduação, esses riscos aliam-se a diversas responsabilidades, e o tempo, tão escasso na nossa contemporaneidade atribulada, escorre pelas mãos. Assim, dividir-se entre vida pessoal e leituras, a produção de artigos para as disciplinas e para periódicos científicos (preferencialmente em revistas de alto impacto), tudo o que envolve nossas dissertações e teses, a participação e organização de eventos, a contribuição em comissões diversas - só para citar algumas responsabilidades - podem gerar uma sobrecarga mental significativa. Everton Garcia da Costa e Letícia Nebel (2018) demonstraram que, em um universo de quase três mil estudantes de pós-graduação, 74% sofrem de ansiedade e 25% com depressão, percentuais muito acima da média geral da população brasileira (5,8% e 9,3% à época, respectivamente). Dentre os fatores associados a esse sofrimento estão a instabilidade financeira dos estudantes bolsistas, o encurtamento dos prazos para a titulação (que impacta na avaliação de cursos pela CAPES e pode implicar maior aporte de recursos, mas também maior cobrança) e o isolamento/falta de interlocução.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.titleProjeto Academia da Escrita: análise dos impactos de um grupo de responsabilização e suporte à escrita acadêmicapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples