dc.identifier.citation | MATTEI, Patrícia; FARIAS, Juliana Marques de; SILVA, Márcia Alves da. Projeto Academia da Escrita: análise dos impactos de um grupo de responsabilização e suporte à escrita acadêmica. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | “Escrever é arriscar-se” (DINIZ, 2024, p. 147). Quando falamos da escrita acadêmica na pós-graduação, esses riscos aliam-se a diversas responsabilidades, e o tempo, tão escasso na nossa contemporaneidade atribulada, escorre pelas mãos. Assim, dividir-se entre vida pessoal e leituras, a produção de artigos para as disciplinas e para periódicos científicos (preferencialmente em revistas de alto impacto), tudo o que envolve nossas dissertações e teses, a participação e organização de eventos, a contribuição em comissões diversas - só para citar algumas responsabilidades - podem gerar uma sobrecarga mental significativa. Everton Garcia da Costa e Letícia Nebel (2018) demonstraram que, em um universo de quase três mil estudantes de pós-graduação, 74% sofrem de ansiedade e 25% com depressão, percentuais muito acima da média geral da população brasileira (5,8% e 9,3% à época, respectivamente). Dentre os fatores associados a esse sofrimento estão a instabilidade financeira dos estudantes bolsistas, o encurtamento dos prazos para a titulação (que impacta na avaliação de cursos pela
CAPES e pode implicar maior aporte de recursos, mas também maior cobrança) e o isolamento/falta de interlocução. | pt_BR |