Mostrar el registro sencillo del ítem
Projeto Academia da Escrita: análise dos impactos de um grupo de responsabilização e suporte à escrita acadêmica
dc.creator | Mattei, Patrícia | |
dc.creator | Farias, Juliana Marques de | |
dc.creator | Silva, Márcia Alves da | |
dc.date.accessioned | 2024-12-29T20:38:50Z | |
dc.date.available | 2024-12-29T20:38:50Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | MATTEI, Patrícia; FARIAS, Juliana Marques de; SILVA, Márcia Alves da. Projeto Academia da Escrita: análise dos impactos de um grupo de responsabilização e suporte à escrita acadêmica. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14747 | |
dc.description.abstract | “Escrever é arriscar-se” (DINIZ, 2024, p. 147). Quando falamos da escrita acadêmica na pós-graduação, esses riscos aliam-se a diversas responsabilidades, e o tempo, tão escasso na nossa contemporaneidade atribulada, escorre pelas mãos. Assim, dividir-se entre vida pessoal e leituras, a produção de artigos para as disciplinas e para periódicos científicos (preferencialmente em revistas de alto impacto), tudo o que envolve nossas dissertações e teses, a participação e organização de eventos, a contribuição em comissões diversas - só para citar algumas responsabilidades - podem gerar uma sobrecarga mental significativa. Everton Garcia da Costa e Letícia Nebel (2018) demonstraram que, em um universo de quase três mil estudantes de pós-graduação, 74% sofrem de ansiedade e 25% com depressão, percentuais muito acima da média geral da população brasileira (5,8% e 9,3% à época, respectivamente). Dentre os fatores associados a esse sofrimento estão a instabilidade financeira dos estudantes bolsistas, o encurtamento dos prazos para a titulação (que impacta na avaliação de cursos pela CAPES e pode implicar maior aporte de recursos, mas também maior cobrança) e o isolamento/falta de interlocução. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escrita acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Projeto Academia da Escrita: análise dos impactos de um grupo de responsabilização e suporte à escrita acadêmica | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |