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Guia para elaboração dos Planos de Desenvolvimento das Unidades da UFPel: 2025–2027
dc.creator | Henning, Ana Clara Corrêa | |
dc.creator | Lencina, Claiton Leoneti | |
dc.creator | Carvalho, Joice Pereira da Silva | |
dc.creator | Ferreira Júnior, Paulo Roberto | |
dc.date.accessioned | 2025-01-02T12:18:22Z | |
dc.date.available | 2025-01-02T12:18:22Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | HENNING, Ana Clara Corrêa et al (org.). Guia para elaboração dos Planos de Desenvolvimento das Unidades da UFPel: 2025–2027. Pelotas: Publicações Oficiais UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786584573161 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14757 | |
dc.description.abstract | A percepção de que o processo de planejamento é tarefa de todas as pessoas envolvidas no cotidiano universitário, por meio de sua atuação direta e coletiva, vem inspirando as decisões da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nessa área. É por isso que vem-se possibilitando, cada vez mais, a elaboração de instrumentos a partir da realidade e dos desejos expressos pela comunidade. Um dentre vários exemplos desse processo são os Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs), tratados neste Guia, a serem elaborados complementarmente a outros documentos institucionais construídos de maneira participativa, tais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), entre outros. É nesse sentido que se ressalta a importância da inter-relação representada pela simbologia do carrossel entre documentos de planejamento representativos das diferentes dimensões. Os esforços para o aprimoramento institucional do planejamento participativo suscitaram algumas inovações neste terceiro Guia para a elaboração dos PDUs: o reconhecimento das informações oriundas dos resultados das avaliações de cursos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação (MEC), com uma visão externa dos principais desafios institucionais, e a importância dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) como documentos de planejamento local e, portanto, fortemente vinculados ao planejamento institucional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Planejamento e desenvolvimento institucional | pt_BR |
dc.subject | Plano de desenvolvimento de unidades | pt_BR |
dc.title | Guia para elaboração dos Planos de Desenvolvimento das Unidades da UFPel: 2025–2027 | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |