dc.identifier.citation | Ronaldo Luís G. CAMPELLO, Ronaldo Luís G.; DEBACCO, Maria Simone; BRETTAS, Luís Alberto. Ensaios iniciais de um professor-preceptor e seu fazer docente no Programa Residência Pedagógica da UFPel. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estas são as reflexões iniciais de um professor da educação básica sobre sua experiência, até o momento, como Preceptor do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto Pedagogia da Faculdade de Educação - FaE, da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, que ocorre no período 2022-24 que acontece com sua turma de quinto [5º] ano do ensino fundamental composta por
dezessete [17] alunos, sendo destes, sete [07] meninas dez [10] meninos em uma escola técnica estadual no bairro Fragata, na cidade de Pelotas RS. O objetivo desta escrita é salientar a importância de projetos como: Residência Pedagógica - RP e programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID, que possibilitam a comunhão entre escola e universidade na
construção de laços que reverberam encontros importantes que nos fazem pensar sobre formação, e a importância de processos dialógicos onde, a imersão dos estudantes de licenciaturas experienciam o cotidiano da escola, ainda em processos de aprendizagem em suas licenciaturas e, professores-preceptores de escolas públicas retomam contato com a universidade, e buscam vivenciar experiências de aprendizagem distintas, novas ou antigas, onde as leituras, encontros, seminários, de algum modo, talvez, contribua em sua práxis docente. | pt_BR |