dc.creator | Losekan, Ingrid | |
dc.creator | Franz, Luis Antonio dos Santos | |
dc.creator | Pereira, Aline Soares | |
dc.creator | Bolzan, Larissa Medianeira | |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T18:57:11Z | |
dc.date.available | 2025-01-21T18:57:11Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | LOSEKAN, Ingrid et al. Um levantamento sobre como os professores da rede de ensino são expostos a condicionantes ergonômicos em meio à organização do trabalho. Prociências, v.7, n.2, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14822 | |
dc.description.abstract | Ser professor é dedicar-se integralmente à docência e é um modo de ser, pois envolve todas as dimensões da vida e é uma atividade que se faz o tempo todo. Esta é também uma ocupação que oferece desafios, sobretudo no que compete à organização do trabalho. Dito isso, o presente estudo explora como tema os principais fatores condicionantes da atividade dos professores no processo de organização e desenvolvimento do trabalho docente. O objetivo é investigar os principais condicionantes ergonômicos impostos aos professores da rede de ensino no que se refere à organização do trabalho. Para tanto, foram realizadas na presente pesquisa entrevistas online e aplicação de questionário, ambos online, com professores de uma escola pública e uma privada, com posterior análise e discussão de resultados. Foi possível obter os principais condicionantes ergonômicos vivenciados pelos professores em relação à organização do trabalho, que estão relacionados principalmente a jornada de trabalho longa, múltiplos empregos e trabalho extraclasse excessivo. Também foi identificada percepção dos respondentes sobre outros desafios presentes no seu trabalho, como efeitos na saúde pelo exercício do trabalho e desafios emergentes pelo teletrabalho. Foi constatado através da pesquisa que a pandemia do COVID-19 alavancou problemas e desafios que os docentes enfrentam em seu trabalho, principalmente em relação a sua jornada de trabalho, trabalho extraclasse e as doenças pelo exercício do trabalho. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Organização do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Profissionais de educação | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Teletrabalho | pt_BR |
dc.title | Um levantamento sobre como os professores da rede de ensino são expostos a condicionantes ergonômicos em meio à organização do trabalho | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15210/prociencias.v7i2.28238 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |