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dc.creatorLosekan, Ingrid
dc.creatorFranz, Luis Antonio dos Santos
dc.creatorPereira, Aline Soares
dc.creatorBolzan, Larissa Medianeira
dc.date.accessioned2025-01-21T18:57:11Z
dc.date.available2025-01-21T18:57:11Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationLOSEKAN, Ingrid et al. Um levantamento sobre como os professores da rede de ensino são expostos a condicionantes ergonômicos em meio à organização do trabalho. Prociências, v.7, n.2, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14822
dc.description.abstractSer professor é dedicar-se integralmente à docência e é um modo de ser, pois envolve todas as dimensões da vida e é uma atividade que se faz o tempo todo. Esta é também uma ocupação que oferece desafios, sobretudo no que compete à organização do trabalho. Dito isso, o presente estudo explora como tema os principais fatores condicionantes da atividade dos professores no processo de organização e desenvolvimento do trabalho docente. O objetivo é investigar os principais condicionantes ergonômicos impostos aos professores da rede de ensino no que se refere à organização do trabalho. Para tanto, foram realizadas na presente pesquisa entrevistas online e aplicação de questionário, ambos online, com professores de uma escola pública e uma privada, com posterior análise e discussão de resultados. Foi possível obter os principais condicionantes ergonômicos vivenciados pelos professores em relação à organização do trabalho, que estão relacionados principalmente a jornada de trabalho longa, múltiplos empregos e trabalho extraclasse excessivo. Também foi identificada percepção dos respondentes sobre outros desafios presentes no seu trabalho, como efeitos na saúde pelo exercício do trabalho e desafios emergentes pelo teletrabalho. Foi constatado através da pesquisa que a pandemia do COVID-19 alavancou problemas e desafios que os docentes enfrentam em seu trabalho, principalmente em relação a sua jornada de trabalho, trabalho extraclasse e as doenças pelo exercício do trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.subjectProfissionais de educaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.titleUm levantamento sobre como os professores da rede de ensino são expostos a condicionantes ergonômicos em meio à organização do trabalhopt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15210/prociencias.v7i2.28238
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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