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dc.creatorBicca Júnior, Walter Romeu
dc.date.accessioned2025-02-04T18:06:42Z
dc.date.available2025-02-04T18:06:42Z
dc.date.issued2024-12-06
dc.identifier.citationBICCA JÚNIOR, Walter Romeu Bicca. O componente curricular química na educação profissional de nível médio em Institutos Federais no Estado do Rio Grande do Sul : percepções sobre o ensino de química nesse contexto. 2024. 123 f. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14911
dc.description.abstractProfessional Education has a century-old history in Brazil. During this period, structural and nomenclature changes occured, but the objective Professional Education has always been about forming technical professionals. Chemistry has the privilege of contributing to professional training in various courses that have this science as technical training. However, courses that are not linked to area of Chemistry have the discipline of Chemistry or what we can call here secondary school Chemistry (or General Chemistry). The research proposal is guided by the following problem: “How do student and teacher perceptions show on the Teaching of Chemistry in secondary-level professional training in Institutes Federal in the state of RS?” The general objective of the proposal is to understand the role of teaching Chemistry in professional and technological training at secondary level in Institutes Federal in the state of RS. The research carried out was based on the approach qualitative, as to its purpose, the investigation is characterized by being a strategic basic research. Regarding its technique, it is an exploratory research in case study format. The methodology was divided into three moments: Analysis of PPC, systematic review and interviews with teachers and students, this being last in focus group format. After the analyses, three categories were created for the information to be organized: 1) Teachers’ views on teaching Chemistry in IF; 2) Students’ perception of learning in Chemistry; 3) Teaching of Chemistry in IF. The conclusions found were: Curriculum construction in IF is not a collective construction. IFFar is the IF with the best value for teaching Chemistry in general education compared to other IFs in RS. The number of theses and dissertations that address the teaching of Chemistry in IF in Brazil is small. Teachers and students do not understand the proposal on secondary-level professional education, with students having different reasons for choosing the course to attend. There is a perceived need to require pedagogical training and subjects that focus on interpersonal relationships. There is a need to standardize practical classes in Chemistry in IF and to create discussion groups on the teaching of Chemistry in IF.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.titleO componente curricular química na educação profissional de nível médio em Institutos Federais no estado do Rio Grande do Sul: percepções sobre o ensino de química nesse contextopt_BR
dc.title.alternativeThe chemistry curricular component in secondary vocational education at Federal Institutes in the state of Rio Grande do Sul: perceptions on chemistry teaching in this contextpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0052996153505154pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0001-5974-3050pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5628561909586804pt_BR
dc.description.resumoA Educação Profissional possui uma trajetória centenária no Brasil. Ao longo desse período, modificações estruturais e de nomenclatura aconteceram, porém o objetivo da Educação Profissional sempre foi formar profissionais técnicos. A Química possui o privilégio de contribuir para a formação profissional em diversos cursos que tenham essa ciência como formação técnica. Entretanto, os cursos que não estão ligados à área da Química possuem a disciplina de Química ou o que podemos aqui denominar de Química do Ensino Médio (ou Química Geral). A proposta de pesquisa está norteada no seguinte problema: “Como se mostram as percepções discente e docente sobre o Ensino de Química na formação profissional de nível médio em Institutos Federais no estado do RS?” O objetivo geral da proposta é compreender o papel do ensino de Química na formação profissional e tecnológica de nível médio em Institutos Federais no estado do RS. A pesquisa realizada teve como base a abordagem qualitativa, quanto a sua finalidade, a investigação se caracteriza por ser uma pesquisa básica estratégica. No que tange à sua técnica, é uma pesquisa exploratória em formato de estudo de caso. A metodologia foi dividida em três momentos: Análise de PPC, revisão sistemática e entrevistas com docentes e discentes, sendo este último no formato de grupo focal. Após as análises, criaram-se três categorias para as informações serem organizadas: 1) A visão de professores sobre o ensino de Química em IF; 2) A percepção de discentes sobre a aprendizagem em Química; 3) O ensino de Química em IF. As conclusões encontradas foram: A construção curricular nos IF não é uma construção coletiva. O IFFar é o IF com melhor valorização do ensino de Química na formação geral se comparado aos demais IF do RS. A quantidade de produções de teses e dissertações que abordam o ensino de Química em IF nos Brasil é pequena. Os professores e estudantes não compreendem a proposta sobre a educação profissional de nível médio, tendo os discentes motivos diversos para a escolha pelo curso a frequentar. Percebe-se a necessidade de exigência de formação pedagógica e disciplinas que visam as relações interpessoais. Há a necessidade de normatizar as aulas práticas em Química nos IF e de criar grupos de discussões sobre o ensino de Química nos IF.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel
dc.subject.cnpq1QUIMICApt_BR


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