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dc.creatorSilva, Simone Silveira da
dc.creatorRichetti, Lorenzo Steinhorst
dc.creatorMiranda, Ana Ruth Moresco
dc.date.accessioned2025-02-10T13:57:06Z
dc.date.available2025-02-10T13:57:06Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSILVA, Simone Silveira da; RICHETTI, Lorenzo Steinhorst; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A soante nasal palatal /ɲ/ nas escritas iniciais. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14934
dc.description.abstractOs estudos sobre a linguagem salientam que a aquisição da fala e da escrita são processos distintos. Conforme CHOMSKY (1998), a aquisição da fala é resultado de uma pré-disposição inata, à medida que todo o ser humano desenvolve a gramática de sua língua, necessitando para tanto apenas estar inserido em uma comunidade de fala. Já a escrita é um artefato cultural e é necessário uma mediação para a aprendizagem relativa ao sistema alfabético, cuja aquisição envolve aprendizagens relativas à constituição básica de um sistema que representa a camada fônica da língua. Há mais de 20 anos o GEALE (Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita) vem desenvolvendo pesquisas com foco no erro (orto)gráfico1 produzido por crianças dos anos iniciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSoante nasal palatalpt_BR
dc.subjectEscritas iniciaispt_BR
dc.titleA soante nasal palatal /ɲ/ nas escritas iniciaispt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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