Show simple item record

dc.creatorMesquita, Natiele Gonçalves
dc.creatorManke, Lisiane Sias
dc.date.accessioned2025-02-11T11:06:23Z
dc.date.available2025-02-11T11:06:23Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationMESQUITA, Natiele Gonçalves; MANKE, Lisiane Sias. As novas tecnologias, a aula de história e os desafios metodológicos de professora-pesquisadora: o que diz um diário de campo em 2024? In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14947
dc.description.abstractNeste trabalho buscamos apresentar algumas discussões a respeito das novas tecnologias, redes sociais e uso de smartphones durante as aulas de História, a partir da análise de um Diário de Campo em construção. Esta análise é parte da metodologia utilizada na tese em andamento no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho de doutorado objetiva identificar a influência das redes sociais, publicidade e monopólio da indústria digital na consciência histórica de jovens que cursam o Ensino Fundamental em duas escolas públicas da cidade de Pelotas, considerando o colonialismo digital e a acumulação primitiva de dados. A partir de uma perspectiva de professora-pesquisadora, a necessidade de refletir acerca do uso cotidiano de plataformas, aplicativos de relacionamento e jogos por estudantes tem se tornado urgente, visto a constante disputa em que vivemos entre a atenção delegada a estes e a aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectProfessora pesquisadorapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleAs novas tecnologias, a aula de história e os desafios metodológicos de professora-pesquisadora: o que diz um diário de campo em 2024?pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record