Mostrar el registro sencillo del ítem
As novas tecnologias, a aula de história e os desafios metodológicos de professora-pesquisadora: o que diz um diário de campo em 2024?
dc.creator | Mesquita, Natiele Gonçalves | |
dc.creator | Manke, Lisiane Sias | |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T11:06:23Z | |
dc.date.available | 2025-02-11T11:06:23Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Natiele Gonçalves; MANKE, Lisiane Sias. As novas tecnologias, a aula de história e os desafios metodológicos de professora-pesquisadora: o que diz um diário de campo em 2024? In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14947 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho buscamos apresentar algumas discussões a respeito das novas tecnologias, redes sociais e uso de smartphones durante as aulas de História, a partir da análise de um Diário de Campo em construção. Esta análise é parte da metodologia utilizada na tese em andamento no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho de doutorado objetiva identificar a influência das redes sociais, publicidade e monopólio da indústria digital na consciência histórica de jovens que cursam o Ensino Fundamental em duas escolas públicas da cidade de Pelotas, considerando o colonialismo digital e a acumulação primitiva de dados. A partir de uma perspectiva de professora-pesquisadora, a necessidade de refletir acerca do uso cotidiano de plataformas, aplicativos de relacionamento e jogos por estudantes tem se tornado urgente, visto a constante disputa em que vivemos entre a atenção delegada a estes e a aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Professora pesquisadora | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | As novas tecnologias, a aula de história e os desafios metodológicos de professora-pesquisadora: o que diz um diário de campo em 2024? | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |