Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorAlflen, Mara Inês
dc.creatorManke, Lisiane Sias
dc.date.accessioned2025-02-11T11:07:20Z
dc.date.available2025-02-11T11:07:20Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationALFLEN, Maria Inês; MANKE, Lisiane Sias. Jornais escolares e livros didáticos: a cultura histórica a partir de materiais escolares da primeira metade do século XX. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14949
dc.description.abstractA História do Ensino de História tem centrando-se em análises que partem principalmente do livro didático de História, de modo que, ao longo das últimas décadas, o livro didático passou a ser mais visado pelos pesquisadores, como fonte e objeto de pesquisa, em uma tentativa de desmistificar esse complexo objeto cultural, que faz parte do cenário escolar brasileiro desde o século XIX. (BITTENCOURT, 1993, p.5 ) De tal maneira, se faz necessário ressaltar que o livro didático foi, nesse contexto, material norteador, tanto para professores como para alunos nas aulas de história, sendo importante colaborador para a formação da consciência e cultura histórica de várias gerações. O objetivo deste texto é apresentar brevemente a pesquisa de mestrado, em fase inicial, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, na linha de Cultura e Ensino, na Universidade Federal de Pelotas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectJornais escolarespt_BR
dc.subjectMateriais escolarespt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectCultura material escolarpt_BR
dc.titleJornais escolares e livros didáticos: a cultura histórica a partir de materiais escolares da primeira metade do século XXpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem